Redação E-Commerce Brasil

Empresa de entregas facilita envio de produtos do e-commerce

Segunda-feira, 05 de outubro de 2015

Quem tem ou já teve um e-commerce sabe das dificuldades enfrentadas ao final de cada dia. Afinal, apenas para separar os produtos, empacotar e remeter para os compradores, perde-se um tempo precioso. Pensando em tornar essa etapa menos traumática para o empreendedor, o libanês Karim Hardane e o brasileiro Marcelo Fujimoto resolveram criar a Mandaê, startup que coleta, empacota e distribui as mercadorias vendidas por meios online.

A ideia de investir nessa área surgiu a partir da experiência que a dupla teve com um e-commerce de artigos de bebês no Rio de Janeiro. “A gente viu que esse mercado tinha muitas oportunidades, mas durante a operação percebemos que perdíamos até quatro horas por dia para empacotar e remeter os pedidos. Era um tempo precioso, que podíamos estar investindo com marketing, em melhorias de processos ou negociando acordos mais vantajosos com fornecedores”, conta Karim.

Devido a essas dificuldades, eles optaram por vender a marca e começaram a pensar em novas opções de negócio para investir. “O melhor lugar para achar novas ideias é nos problemas que enfrentamos. Percebemos que essa questão dos envios era um obstáculo para muitos e-commerces, e começamos a pensar em formas de facilitar o processo”, diz.

Para testar a ideia, a dupla procurou alguns colegas que também eram empreendedores digitais e ofereceram o serviço por um mês. “Na primeira semana, a gente só retirava os produtos e os levava para os correios. Depois, passamos também a empacotar.”

Com um retorno positivo dos amigos, Karim e Marcelo se mudaram para São Paulo e, em abril de 2014, criaram a Mandaê. “Todo o trabalho que nossos clientes têm é entrar no site, se cadastrar e indicar o endereço de retirada e de entrega de cada mercadoria. Depois disso, nós mandamos um carro ou uma moto para fazer a coleta, levamos os produtos para um galpão de 1,4 mil m², embalamos adequadamente e remetemos para qualquer lugar do país”, resume.

Como a empresa opera com um grande volume de entregas (já atendeu 1,7 mil empresas e enviou mais de 120 mil encomendas), ela consegue firmar parcerias vantajosas com os Correios e outras transportadoras. Graças a isso, a Mandaê cobra os mesmos preços que o empreendedor pagaria caso procurasse diretamente uma agência dos Correios.

“Caso a pessoa feche o pedido até 14h, nós garantimos o envio ainda no dia. Após esse horário, nós faremos todo o possível para remeter no mesmo dia, mas não temos como garantir. Já se for depois das 19h, a mercadoria é encaminhada no dia seguinte”, explica.

Até o momento, o serviço de retirada está disponível apenas nas cidades de São Paulo e Osasco. No entanto, Karim afirma já estar estudando a expansão para outras localidades do país. “O retorno que temos tanto do pessoal do e-commerce quanto de outros tipos de clientes é sempre muito bom. Por isso, esperamos em 2016 atuar em outras capitais, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília.”

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.