Logo E-Commerce Brasil

Empreendedoras brasileiras estimam crescer seus negócios em mais de 30% em 2023

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

O número de mulheres empreendedoras segue crescendo no Brasil. Segundo o Sebrae, 46% dos empreendimentos iniciados no país são de mulheres. Para conhecer o perfil dessas mulheres e suas expectativas, o Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, conversou com 4.200 mulheres na primeira semana de fevereiro deste ano. E quem são elas? Quase metade (49%) são pardas, 39% brancas e 9% pretas. Lembrando que 38% estão na faixa dos 30 a 39 anos e 29% estão entre os 40 e 49 anos.

A maioria (83%) tem filhos: 39% têm dois filhos, 33% três ou mais e 28% delas têm um. Além disso, mais da metade delas (51%) é a principal fonte de renda da família e 24% geram, por meio do seu negócio, boa parte da receita familiar.

E elas vão à luta, enfrentando seus anseios e dificuldades em busca de crescimento: mais de 1/3 delas estima que seu negócio crescerá mais que 30% este ano, enquanto 29% almejam aumento de receita de 15 a 30%.

Segundo pesquisa, 40% das mulheres precisam de crédito para expandir sua empresa e 19% querem ampliar o seu conhecimento sobre o negócio

O que elas têm em comum é que todas querem crescer e estão focadas em uma estratégia para isso: 54% estão de olho no potencial das redes sociais, por exemplo. “Segundo nossa pesquisa, 40% das mulheres precisam de crédito para expandir sua empresa e 19% querem ampliar o seu conhecimento sobre o negócio”, diz Gabriela Szprinc, head de pagamentos do Mercado Pago.

De olho nas oportunidades

Levantamento mostra que mulheres apostam também nas datas sazonais e estão se organizando para isso. Para elas, as datas mais promissoras deste ano devem ser: Dia das Mães, Natal e Dia dos Namorados, respectivamente.

Para se preparar para esses eventos, elas estão se organizando tanto para oferecer mais promoções, quanto para ampliar o leque de meios de pagamentos e investir em entregas mais rápidas.

Recentemente, o Google.org também apresentou sua iniciativa para ajudar no treinamento de mais de 100 mil mulheres brasileiras. Para isso, a gigante das buscas doará R$ 5 milhões ao Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME). O recurso soma-se a outros R$ 10 milhões doados ao IRME no ano passado.

Parceria com Aliança Empreendedora

O Mercado Pago promove iniciativas de apoio e fomento ao empreendedorismo feminino, como o ‘Programa Agora Vai, Mulher’. Em parceria com a Aliança Empreendedora, busca capacitar mulheres para que elas desenvolvam habilidades de gestão financeira para alavancar seus negócios. Em 2022, das quase 600 mulheres capacitadas no Brasil, 92% afirmaram que melhoraram a gestão do seu negócio e 96% incorporaram ferramentas digitais para aumentar as vendas.

Botão Doar

Até o fim de março, o Mercado Pago arrecadará recursos em prol de mulheres empreendedoras. Os 43,7 milhões de usuários ativos da instituição poderão contribuir por meio do botão Doar no aplicativo do banco digital.

Os valores arrecadados serão destinados para três instituições. São elas:

– Asplande, instituição voltada para a capacitação de empreendedoras;

– Fundo Agbara, que apoia mulheres negras de todo o país por meio da promoção de emancipação sócio emocional, geração de renda, inclusão produtiva e desenvolvimento comunitário;

– e Aliança Empreendedora, cujo objetivo é capacitar e apoiar microempreendedores em vulnerabilidade econômica de todo o Brasil.

Saiba como doar

Abra o app (Google Play ou App Store) do Mercado Pago e clique em ‘Ver Mais’;
Em seguida, acesse o botão ‘Doar’, selecione a causa que quer ajudar e clique em ‘Doar’;
Adicione o valor e escolha como pagar: com saldo da conta Mercado Pago ou com cartão crédito vinculado à carteira digital.