Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Modelo de contingência reforça servidores da Secretaria da Fazenda na Black Friday

Quinta-feira, 22 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Fazenda de São Paulo anunciou esta semana que ativará as emissões de contingência à meia noite de amanhã (23) por conta do alto volume de emissões de nota fiscal durante o período da Black Friday. “Devido ao aumento no volume de autorizações de NF-es previsto para o próximo final de semana, a contingência do ambiente nacional estará ativa para a Sefaz-SP entre os dias 23 e 25 de novembro”, diz o comunicado.

Segundo dados do Portal da Fazenda, até agora já foram autorizadas 20,49 bilhões de notas fiscais eletrônicas em todo o Brasil, sendo que apenas no estado de São Paulo, foram emitidas 6.906.421.503 notas até o dia 22 de novembro.

Com o alto volume de vendas no período, as lojas de e-commerce precisarão de agilidade no processo para não comprometer o resto da operação logística. Para a Secretaria da Fazenda de São Paulo, o modelo de contingência é importante para garantir a continuidade da emissão de documentos fiscais no caso de qualquer indisponibilidade.

Apesar de não haver uma estimativa de emissões para o período, a Sefaz informou à redação do E-Commerce Brasil que ‘as contingências estão programadas somente por precaução, já prevendo o grande volume de transações no período’ e que ‘está totalmente preparada’ para o aumento da demanda de emissões durante o maior período de vendas online do Brasil.

O especialista em sistema de gestão (ERP) e e-commerce, Samuel Gonsales, explica que existem dois tipos de servidores que autenticam a emissão das NF-es: os servidores de produção (dimensionados para o dia a dia, ou seja, aguentam o volume de notas fiscais), e os servidores de contingência, que só vão ao ar quando os servidores de produção precisam passar por algum tipo de manutenção. São servidores menores, dimensionados para atuar apenas em determinados momentos.

Para ele, no entanto, uma possível mudança de servidores pode impactar no processo de criação e autenticação das notas fiscais. “A maioria dos nossos clientes autentica e imprime uma nota fiscal em 5 segundos no ambiente de produção. No ambiente de contingência, o mesmo processo pode levar de 40 segundos a 1 minuto”, explica Samuel.

 

O que é emissão de NF-e em contingência? 

É a forma pela qual se permite a emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica mesmo quando o software emissor não conseguir efetuar conexão com os webservices da SEFAZ do estado do contribuinte (também chamada SEFAZ Origem). Como o processo do contribuinte vendedor não pode parar, e o contribuinte comprador necessita receber a(s) mercadoria(s), é possível fazer a emissão da Nota Fiscal Eletrônica em Modo de Contingência.

5 dicas para sua empresa não ter complicações fiscais na Black Friday

5 dicas para ficar dentro das regras fiscais na Black Friday

A importância de planejar e gerenciar compras no e-commerce

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.