Redação E-Commerce Brasil

Embalagem sustentável: o que os consumidores esperam no Natal?

Quinta-feira, 19 de dezembro de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Pesquisa realizada pelo Radar Pesquisas mostra preocupação dos consumidores com a embalagem de suas compras no fim de ano. De acordo com o levantamento, 69% dos brasileiros realizam compras de Natal pela internet. 41% dos entrevistados acreditam que as compras produzem muito lixo, enquanto metade acha que é possível reduzir a quantidade de embalagens envolvidas nas compras.

Além disso, 62% dos entrevistados diz que o e-commerce é uma opção mais econômica para comprar. Eles levam em consideração o custo que teriam em transporte e valor do estacionamento caso comprassem em um estabelecimento físico.

De acordo com a pesquisa, 80% dos consumidores acreditam que as lojas precisam repensar a maneira como embalam seus produtos para oferecerem opções mais sustentáveis.

Perfil do consumidor

A pesquisa mostra também o perfil do consumidor. Dos respondentes, 55% realizam reciclagem com frequência — por ponto de retirada no condomínio ou por levarem o lixo a um local adequado. Além disso, 3/4 dos respondentes sentem algum incômodo com relação ao excesso de lixo produzido durante as festas de fim de ano. Destes, 73% dizem buscar opções que produzam menos resíduos.

Com relação à atenção dos consumidores, 52% dizem se atentar aos embrulhos dos presentes e buscam reutilizá-los em ocasiões futuras.

Compras de Natal

A média dos entrevistados é de 6 presentes comprados, sendo que a classe A compra em média 9 presentes.

74% dos entrevistados acham ainda que os lojas não devam cobrar pela embalagem de presente. Além disso, 94% dos consumidores brasileiros recomendariam uma loja ao perceber que o embrulho foi pensado de maneira sustentável.

Embalagens online

Dos que realizam compra online, 60% diz jogar fora as embalagens em um ambiente próprio para o lixo reciclável. 50% acham que as empresas poderiam reduzir a quantidade de resíduo envolvido na embalagem do produto entregue e 41% acreditam que as compras online geram muito lixo devido ao excesso de embalagens.

Ao comprar online, muitos usuários também não se atentam à compra de uma embalagem para presente. Apenas 1/3 diz comprar as embalagens neste ambiente. Com relação à qualidade das embalagens oferecidas online, 4 em cada 10 responderam que sentem falta de embrulhos de qualidade, por isso, realizam as embalagens em casa.

 

Por Júlia Rondinelli, da redação E-Commerce Brasil

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.