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Emails de recuperação de carrinho lideram vendas no ecommerce

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Dados do Salesforce mostram que 60% dos consumidores que receberam conteúdos personalizados depois de abandonarem seus carrinhos retornaram e finalizaram a compra. Enviar email personalizado logo que o consumidor abandona o carrinho pode ajudar o varejista a impulsionar as conversões.

De acordo com uma pesquisa da Salesforce, que entrevistou 140 milhões de interações entre consumidores e os clientes varejistas da Salesforce, 15% de todos os varejistas adotaram emails personalizados de retentativa de venda em suas estratégias de marketing. E 60% desses emails resultaram em vendas em um período de 24 horas a partir de seu envio e uma média de $ 36 dólares em gastos do consumidor por clique. 

Customizando uma mensagem de e-mail usando dados as empresas já pode ajudar a aumentar a conversão, diz Kyle Lacy, diretor de marketing de conteúdo e pesquisa da Salesforce. “Emails personalizados de transações são extremamente influentes se você está usando esse recurso de uma forma que leve as pessoas a comprarem”, diz. “De fato é uma questão de como você usa os dados que você tem sobre o consumidor e de forma proativa para gerar receita porque você está usando o conteúdo que você não possuía antes”.

Lacy diz que não existem razões pelas quais os consumidores abandonam seus carrinhos e um varejista que envia um email com sugestões de produtos baseados em interações dos consumidores com o site pode oferecer o “empurrão” necessário para converter alguém que estava navegando em comprador. “Se um navegador falha ou se você esquece o que ia comprar e o email de retentativa de venda é o único que pode ajudar”, diz. 

“É hora dos profissionais de marketing construírem sistemas que permitam os usuários interagirem com da forma que eles desejam e não da forma que nós queremos”, diz. “Os consumidores estão dizendo a mesma coisa: os profissionais de marketing precisam migrar do gerenciamento de campanhas para o gerenciamento de experiências. Usar conteúdo como meio de personalizar uma experiência é o começo disso. Estamos percebendo que o futuro está baseado em nossa habilidade em fazer isso”.

Texto traduzido com autorização do autor. Publicado originalmente em: https://www.internetretailer.com/2014/12/02/personalized-shopping-cart-abandonment-e-mails-lead-sales