Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Em meio às incertezas econômicas, 55% das categorias de consumo massivo perdem penetração no país

Segunda-feira, 07 de agosto de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Após a melhoria de alguns indicadores econômicos, a recente onda de incertezas volta a colocar em dúvida o crescimento do país. Em meio a esse cenário, 55% das categorias de grande consumo perderam penetração. De acordo com dados apresentados do Consumer Thermometer 2017, elaborado pela Kantar Worldpanel, leite aromatizado, iogurte e massa instantânea foram os itens mais afetados, com perdas, respectivamente, de 4,4, 4,3 e 4,1 pontos percentuais de janeiro a maio deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

O levantamento aponta também que a indústria de higiene e beleza tem se saído melhor que as demais, com 5,3% de crescimento em valor (deflacionado), seguida da cesta de alimentos e limpeza, 5% e 3,5% respectivamente. A cesta de bebidas manteve-se estável. Outra conclusão é que com a chegada dos dias mais frios, os brasileiros estão colocando mais no carrinho café torrado, açúcar, leite UHT e sua versão em pó. Já itens ligados ao calor, como cerveja, sorvete e refrigerante, apresentam retração.

As promoções, cada vez com um peso maior nas compras do país, impactaram 1,4 milhões de lares consumidores a mais de janeiro a maio de 2017 em relação ao mesmo período de 2016. Ao todo, 45% das categorias aumentaram a penetração por meio de ofertas especiais. No entanto, apenas 25% delas foram incrementais para as categorias que atuam. Há um limite ideal de redução de preço em função das promoções, que representa vantagem ao consumidor e ao vendedor/fabricante. Porém, somente em 1/3 do volume esse desconto foi acima do limite.

Segundo análise dos especialistas da Kantar Worldpanel, as promoções tendem a aumentar nos próximos meses, principalmente devido aos esforços da indústria para alcançar metas. Com a mudança no comportamento dos brasileiros na hora de encher o carrinho, a empresa aposta em um maior foco nos produtos considerados essenciais.

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.