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Em alta, e-commerce cresce 12,59% no primeiro trimestre de 2022, aponta MCC-ENET

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

As compras online seguem como tendência no Brasil. Afinal, ao comparar o primeiro trimestre de 2022 (janeiro a março), com o mesmo período do ano passado, o setor teve alta de 12,59%. Usando a mesma base comparativa, o faturamento também teve um boom de 11,02%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

imagem de um laptop aberto em um comércio eletrônico

Em fevereiro de 2022, a penetração das vendas online em relação ao total do varejo atingiu 12,4% na média móvel dos últimos 12 meses, maior valor do histórico medido desde janeiro de 2018.

“O crescimento das vendas online no primeiro trimestre, comparado ao mesmo período do ano anterior, foi superior a 12%, o que é muito significativo. Isso porque o volume de vendas do ano passado foi expressivo e com recorde, até então, nas vendas não presenciais. Outro indicador de destaque do estudo MCC-ENET foi a penetração das vendas online em relação ao total do varejo. Em fevereiro de 2022, atingiu 12,4% na média móvel dos últimos 12 meses, o maior valor do histórico medido desde janeiro de 2018″, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

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Vendas online

Já na comparação entre os meses de março e fevereiro, as vendas praticadas pela internet tiveram crescimento de 22,03%. Quando a avaliação foi entre março de 2022 com o mesmo período do ano passado, a alta é de 3,80%. Por outro lado, no acumulado dos últimos 12 meses a expansão é de 10,23%.

Ao observar os dados do ranking regional — considerando como base o primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2021 —, a composição ficou da seguinte forma:

  • Norte (27,02%);
  • Nordeste (22,79%);
  • Centro-Oeste (15,81%);
  • Sul (14,36%);
  • e Sudeste (9,03%).

Por sua vez, na comparação entre março e fevereiro, o desempenho foi:

  • Norte (28,28%);
  • Nordeste (25,57%);
  • Sul (24,73%);
  • Centro-Oeste (20,86%);
  • e Sudeste (20,36%).

Faturamento

Na métrica de faturamento, quando a comparação é entre os meses de março e fevereiro, a alta é de 24,62%. Já na análise entre março (2022 e 2021), a expansão é de 4,14%. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento é de 17,17%.

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O faturamento regional, usando a base de comparação o primeiro trimestre 2022 ante 2021, a composição foi:

  • Nordeste (16,75%);
  • Sul (15,18%);
  • Norte (12,27%);
  • Centro-Oeste (12,01%);
  • e Sudeste (8,20%).

Já na comparação entre março ante fevereiro, ficou da seguinte forma:

  • Sul (28,21%);
  • Nordeste (27,81%);
  • Norte (27,07%);
  • Sudeste (22,96%);
  • e Centro-Oeste (21,88%).

Participação do e-commerce no comércio varejista

Em fevereiro de 2022, o e-commerce representou 11,6% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 12,4%. Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada no dia 13 de abril.

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Categorias

Em fevereiro de 2022, a composição de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou da seguinte forma:

  • equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (42,5%);
  • móveis e eletrodomésticos (28,7%);
  • e tecidos, vestuário e calçados (10,5%).

Na sequência, destaque para:

  • artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,2%);
  • outros artigos de usos pessoal e doméstico (5,4%);
  • hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,9%);
  • e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (1,8%).

Vale destacar que esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base.

Consumidores Online

Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no primeiro trimestre de 2022 (janeiro a março), 17,5% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, a Neotrust | Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro. Neste caso, utiliza-se adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis:

  • percentual nacional e regional de vendas online;
  • faturamento do setor;
  • e tíquete médio.

Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

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Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação. Neste caso, ocorre porque tais dados ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Clique aqui para acessar o estudo completo.