Logo E-Commerce Brasil

Em 2019, 80% do tráfego de internet do mundo será de vídeos

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O conteúdo de vídeo foi o responsável por 64% de todo o tráfego de internet do mundo em 2014 e, fora todos os vídeos de “gatos tocando piano” que o ano trouxe, estamos para observar uma explosão no consumo ao longo dos próximos 4 anos. De acordo com um novo relatório da Cisco, em 2019, o vídeo online será responsável por quatro quintos do tráfego mundial de Internet. As estatísticas para os EUA são ainda mais impressionantes, chegando a 85%.

A Cisco afirma que o aumento dramático não só será impulsionado pelo aumento da popularidade dos serviços de vídeo streaming, mas também pelo aumento de pessoas que estarão conectadas em 2019. Mais da metade do planeta (cerca de 3,9 bilhões de pessoas) terão acesso a Internet e o número de dispositivos capazes de acessar a web será três vezes maior do que a população global.

A Cisco prevê que o tráfego partindo de Wi-Fi e de redes mobile irão representar 66% de todo o tráfego em 4 anos, e estes números são apoiados por outras pesquisas. Em seu estudo recente, o IAB confirmou que mais espectadores estão acessando vídeo através de seus dispositivos móveis, com cerca da metade do nosso consumo diário de mídia digital vindo por meio de smartphones e tablets. Veja outros índices:

  • Em 2019, 80% do consumo global da Internet será o conteúdo de vídeo.
  • Serviços de streaming irão alimentar o crescimento tendo o vídeo 4K como o novo padrão de qualidade para os consumidores.
  • O tráfego global para chegará a 2 zettabytes (100 trilhões de gigabytes) em 2019.
  • O tráfego de dispositivos sem fio e mobile irá subir para 66% em 2019.
  • A cada segundo, quase um milhão de minutos de conteúdo em vídeo irá cruzar redes em 2019.
  • O consumidor de tráfego VoD irá quase dobrar até 2019, para o equivalente a 7 bilhões de DVDs por mês.

A Cisco prevê que o tráfego de vídeo através da internet irá vai dominar os demais tipos de consumo de banda em 2019, tendo uma enorme quota do mercado global.

Para colocar isso em perspectiva, uma única pessoa levaria 5 milhões anos para ver a quantidade de vídeo que vai atravessar a rede em um único mês em 2019. Isso é uma estatística alucinante para a indústria, mas como a Internet está se tornando cada vez maior, as demandas em infraestrutura também aumentarão cada vez mais.

Fonte: Samba Tech