Logo E-Commerce Brasil

Eletrônicos e computadores são os presentes mais desejados pelos pais, aponta MercadoLivre

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Pais e filhos estão com preferências distintas de consumo para o Dia dos Pais deste ano. Pesquisa do MercadoLivre realizada com 1.150 usuários brasileiros, em parceria com a Netquest, mostra que os presentes escolhidos pelos pais são equipamentos eletrônicos e computadores (25% cada), seguidos de smartphone (23%) e tablet (16%). Enquanto isso, os filhos informaram a intenção de presentear com roupas ou calçados (27% das menções), relógios e ferramentas (18% cada). A categoria preferida pelos filhos – a de roupas e calçados – ganhou apenas 14% das menções entre os pais como desejo de presente, perdendo ainda para Viagem, com 15% das menções.

Este é o segundo ano seguido em que os filhos demonstram preferência por comprar artigos de moda para seus pais, sendo que neste ano esta categoria subiu quatro pontos percentuais em relação ao ano passado. Relógios e Ferramentas (categorias não citadas em estudos anteriores), com 18%, superam as de smartphones e eletrônicos entre as preferências dos filhos para presentear seus pais, recebendo 17% e 14% das menções, respectivamente.

Um ponto de concordância entre os pais e os filhos está na forma de comemoração da data: ambos querem celebrar com almoço ou jantar em casa (37%) ou em um restaurante (29%); 17% farão uma viagem e 13% irão comemorar com um café da manhã caprichado em família.

Cresce a compra pela internet
A confiança dos brasileiros no e-commerce vem crescendo. Entre os entrevistados, 66% já compraram o presente do Dia dos Pais pela web. Além disso, 98% dos filhos disseram que comprarão o presente do pai pela internet em 2015, número que atingiu 93% no ano passado. Entre os motivos listados pelos usuários estão: encontrar melhores preços (80%), maior variedade de produtos (57%), comodidade (55%) e economia de tempo (46%).

Computador ou dispositivos móveis
Para efetuar a compra em sites de e-commerce, 96% apontam que o desktop, notebook ou netbook ainda são os dispositivos mais utilizados; 40% têm o smartphone como principal meio e 14% o tablet.

“Apesar do uso de smartphones e tablets para compra de produtos registrar um bom crescimento ano a ano, ainda é mais comum o usuário utilizar esses dispositivos para buscas e pesquisas, finalizando a compra pelo desktop”, comenta Leandro Soares, diretor de Marketplace do MercadoLivre.

Investimento e forma de pagamento
Na pesquisa, 36% dos filhos afirmaram que pretendem investir entre R$ 100 e R$ 250 na compra do presente de Dia dos Pais (em 2014 eram 34%). Já 31% serão mais econômicos e gastarão entre R$ 50 e R$ 100; 9% farão uma compra entre R$ 251 e R$ 350, 10% entre R$ 351 e R$ 500, 9% entre R$ 501 e R$ 1000 e 5% acima de mil reais

O principal meio de pagamento é o Cartão de Crédito (42%), seguido pela plataforma MercadoPago, citada por 38%. O boleto bancário é opção para 18% e o depósito em conta é a escolha de 1% dos entrevistados. Para evitar dívidas futuras, 57% dos respondentes afirmaram que o pagamento será à vista.

A pesquisa foi finalizada com a pergunta: Você presenteará seu avô também? 31% responderam que sim.