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Como vender mais no Dia das Mães usando e-mail marketing

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Dia das Mães é a terceira data mais importante do calendário comercial no Brasil, não é à toa que rendeu aos e-commerces R$ 6.5 bilhões em faturamento, em  2022, segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Para 2023 a expectativa de vendas do comércio eletrônico é ainda melhor, com mais pessoas comprando pelo celular e devido ao crescimento de formas alternativas de pagamento, como o PIX, que aumentam o acesso às compras virtuais, de pessoas que, por exemplo, não possuem cartão de crédito. 

O maior desafio das marcas neste período vai ser destacar suas promoções em meio a concorrência, e para isso, o e-mail marketing pode ser um grande aliado. Os clientes da edrone, apostaram no envio de e-mail marketing para divulgar promoções relacionadas ao Dia do Consumidor (comemorado em 15 de março), foram mais de 300 mil e-mails enviados entre 1 e 15 de março, que renderam um faturamento médio de R$ 208.531, por loja. 

A mesma estratégia pode ser usada para o Dia das Mães, veja como!

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Segmentação

Primeiro é preciso realizar uma segmentação da base de clientes e selecionar aqueles que teriam interesse em receber promoções relacionadas ao Dia das Mães. Caso isso não seja possível com os dados disponíveis no CRM do e-commerce você pode enviar um e-mail para toda a base perguntando se a pessoa não gostaria de receber promoções de Dia das Mães, com isso você terá uma lista de e-mails segmentada que terá melhores índices de conversão.

Comunicação

Agora que você definiu quem vai receber seus e-mails, é preciso decidir o que você vai comunicar. Os e-mails para Dia das Mães podem ser promocionais, oferecendo kits com descontos, cupons especiais ou frete grátis com entrega rápida, por exemplo.

Exemplo de e-mail marketing promocional para Dia das Mães – Caudalie

Você também pode apostar em uma estratégia emocional, com um conteúdo que toque o coração dos destinatários e estimule a compra, ou usar ferramentas de inteligência artificial para analisar o comportamento de compra dos seus clientes no ano anterior, definir os produtos mais vendidos e recomendá-los em um e-mail personalizado. Isso também vai ajudá-lo a preparar o estoque da sua loja para as vendas de Dia das Mães.

Outra forma de chamar a atenção na caixa de correio é usar depoimentos de clientes reais, que compraram presentes na sua loja e ficaram satisfeitos com o resultado. Eles podem valorizar a qualidade do produto, o cuidado com a entrega e embalagem. Com isso, os usuários que receberem seu e-mail ficarão mais seguros para comprar o presente de Dia das Mães na sua loja.

Retenção

Após a compra, você ainda pode usar o e-mail marketing para construir um relacionamento duradouro com os clientes conquistados na data comemorativa, usando mensagens de e-mail automatizadas agradecendo a compra, oferecendo descontos especiais e convidando para fazer parte de um programa de fidelidade, por exemplo.

Por fim, você ainda pode usar recursos de marketing on-site como banners e pop-ups para destacar produtos e ofertas especiais para o Dia das Mães. A edrone combina CRM e Automação de Marketing para transformar a sua loja virtual em uma máquina de vendas, acesse nosso site e conheça todas as nossas funcionalidades.