
O Dia das Mães é a terceira data mais importante do calendário comercial no Brasil, não é à toa que rendeu aos e-commerces R$ 6.5 bilhões em faturamento, em 2022, segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Para 2023 a expectativa de vendas do comércio eletrônico é ainda melhor, com mais pessoas comprando pelo celular e devido ao crescimento de formas alternativas de pagamento, como o PIX, que aumentam o acesso às compras virtuais, de pessoas que, por exemplo, não possuem cartão de crédito.
O maior desafio das marcas neste período vai ser destacar suas promoções em meio a concorrência, e para isso, o e-mail marketing pode ser um grande aliado. Os clientes da edrone, apostaram no envio de e-mail marketing para divulgar promoções relacionadas ao Dia do Consumidor (comemorado em 15 de março), foram mais de 300 mil e-mails enviados entre 1 e 15 de março, que renderam um faturamento médio de R$ 208.531, por loja.
A mesma estratégia pode ser usada para o Dia das Mães, veja como!
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Segmentação
Primeiro é preciso realizar uma segmentação da base de clientes e selecionar aqueles que teriam interesse em receber promoções relacionadas ao Dia das Mães. Caso isso não seja possível com os dados disponíveis no CRM do e-commerce você pode enviar um e-mail para toda a base perguntando se a pessoa não gostaria de receber promoções de Dia das Mães, com isso você terá uma lista de e-mails segmentada que terá melhores índices de conversão.
Comunicação
Agora que você definiu quem vai receber seus e-mails, é preciso decidir o que você vai comunicar. Os e-mails para Dia das Mães podem ser promocionais, oferecendo kits com descontos, cupons especiais ou frete grátis com entrega rápida, por exemplo.

Você também pode apostar em uma estratégia emocional, com um conteúdo que toque o coração dos destinatários e estimule a compra, ou usar ferramentas de inteligência artificial para analisar o comportamento de compra dos seus clientes no ano anterior, definir os produtos mais vendidos e recomendá-los em um e-mail personalizado. Isso também vai ajudá-lo a preparar o estoque da sua loja para as vendas de Dia das Mães.
Outra forma de chamar a atenção na caixa de correio é usar depoimentos de clientes reais, que compraram presentes na sua loja e ficaram satisfeitos com o resultado. Eles podem valorizar a qualidade do produto, o cuidado com a entrega e embalagem. Com isso, os usuários que receberem seu e-mail ficarão mais seguros para comprar o presente de Dia das Mães na sua loja.
Retenção
Após a compra, você ainda pode usar o e-mail marketing para construir um relacionamento duradouro com os clientes conquistados na data comemorativa, usando mensagens de e-mail automatizadas agradecendo a compra, oferecendo descontos especiais e convidando para fazer parte de um programa de fidelidade, por exemplo.
Por fim, você ainda pode usar recursos de marketing on-site como banners e pop-ups para destacar produtos e ofertas especiais para o Dia das Mães. A edrone combina CRM e Automação de Marketing para transformar a sua loja virtual em uma máquina de vendas, acesse nosso site e conheça todas as nossas funcionalidades.