
Com o Dia Mundial do Livro chegando em 23 de abril, fica a dúvida: o mercado editorial no Brasil está em crise? A notícia da falência da Livraria Cultura, veio como um balde de água fria aos amantes da literatura no início de 2023, mas felizmente a empresa conseguiu uma liminar para suspender o decreto e o processo segue em andamento.
Mesmo com todos os percalços, a venda de livros pela internet segue firme, auxiliada pelo uso de automação de marketing para e-commerce.
O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Nielsen Book divulgaram os resultados do 13º Painel do Varejo de Livros no Brasil, referente ao período de 05/12/2022 a 01/01/2023, que registrou mais de 5 milhões de livros vendidos, com faturamento de R$ 270,69 milhões – representando um aumento de 6,16% no número de livros e 15,18% no faturamento em comparação com o mesmo período de 2021, que foi indiscutivelmente um ano fortíssimo para o comércio eletrônico, em geral.
Outro aliado tecnológico do mercado editorial é o Booktok, uma comunidade no TikTok que compartilha avaliações e indicações de livros. No Brasil, uma pesquisa realizada na 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo apontou o crescimento da influência das redes sociais, como o TikTok, no interesse por obras literárias e a hashtag #BooktokBrasil conta com mais de 10 bilhões (!) de visualizações.

Não é à toa que a Amazon já identifica seus livros com a etiqueta “Sucesso do TikTok”, indicando as obras mais comentadas no app.
Para surfar nessa onda, o comércio eletrônico pode usar automações de marketing para engajar seus clientes e vender mais livros pela internet. Para o Dia do Consumidor (15/03), a Editora Krater, especializada em livros sobre cerveja, apostou no e-mail marketing promocional para aumentar as conversões e deu certo! A primeira newsletter enviada gerou R$ 2761,30 para cada 1000 e-mails enviados.

Primeiro e-mail enviado para promoção de Dia do Consumidor.
Segundo Pedro Paranhos, um dos sócios da editora, eles entendem que o Dia do Consumidor está se solidificando como a “Black Friday do primeiro semestre”. Por isso, a editora prepararou ofertas especiais para toda a primeira quinzena do mês de março, fazendo com que os clientes fiéis se sentissem especiais e acarinhados com descontos reais.
A editora começou a usar as funcionalidades de automação de marketing da edrone em 2021 e desde então vem acumulando bons resultados. O cenário de Recuperação de Carrinhos Abandonados, por exemplo, apresenta taxa de abertura média de 66%, taxa de conversão média (pedidos / e-mails enviados) de 5,1%, e R$ 8.419,30 em vendas para cada mil e-mails enviados.
Outra editora que vem atingindo excelentes resultados com automação de marketing é a Nemira, que alcançou um ROI de 913% usando a plataforma edrone.
As automações mais usadas pela editora foram: produtos visualizados, recuperação de carrinhos abandonados e recuperação de clientes. Veja como cada uma delas ajudou a vender mais livros pela internet!
Produtos visualizados
A Nemira usa a automação de produtos visualizados da edrone para cumprir o papel do vendedor em livrarias físicas, que, ao perceber um cliente olhando um livro ou uma sessão da loja, indica os produtos com a maior chance de agradá-lo.
Sempre que um cliente acessa a livraria virtual, o sistema analisa seu comportamento de navegação (por produtos visualizados e categorias) e envia um e-mail com produtos personalizados que têm a maior probabilidade de despertar seu interesse e converter em uma venda.
Usando este cenário, a Nemira gera mais de R$ 11 mil em vendas para cada mil e-mails automáticos enviados.
Recuperação de Carrinhos Abandonados
A automação de recuperação de carrinhos abandonados foi fundamental para que a livraria virtual recuperasse vendas de forma automática, ou seja, assim que o cliente saía do site com produtos esquecidos no carrinho, ele recebia um ou mais e-mails para lembrá-lo de finalizar a compra!
Ao longo do primeiro trimestre de 2021, este cenário ajudou a editora a recuperar mais de R$ 85 mil em vendas que seriam perdidas.
Recuperação de Clientes
Usando a automação de recuperação de clientes, a Nemira promove seus lançamentos e aumenta a frequência de compra – uma das métricas usadas para calcular o CLV (Customer Lifetime Value), um indicador fundamental para manter a saúde financeira do e-commerce.
Esta automação dispara um lembrete por e-mail quando um cliente fica mais de 30 dias sem visitar a loja. No caso da Nemira, ela gera, em média, R$ 11.662,64 para cada mil e-mails enviados – tudo isso em vendas que não aconteceriam naquele momento sem a automação!
Catalina Nicolau, Diretora Executiva na Nemira, relata que promover a leitura junto ao público de todas as idades é a grande missão de empresa e que, para isso, é necessário alcançar a maior audiência possível, conectando-se com cada pessoa que visita o site. “Com a plataforma edrone, conseguimos engajar nossos clientes de forma genuína, oferecendo recomendações personalizadas de livros como se elas viessem de um amigo próximo”, garante a executiva.
Que tal investir no relacionamento e engajamento dos clientes para aumentar as vendas no Dia do Livro 2023? Acesse o site da edrone e veja como podemos ajudar a sua loja virtual a se transformar em uma máquina de vendas.