Logo E-Commerce Brasil

E-commerce salta em novembro devido às compras de fim de ano, aponta ACI Worldwide

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Novos dados da ACI Worldwide revelaram um aumento de 21% nas transações de comércio eletrônico em todo o mundo em novembro de 2020, em comparação com novembro de 2019. Isto foi impulsionado pela forte demanda dos consumidores por itens e serviços domésticos, especialmente aqueles que fornecem transporte, educação e treinamento à distância e seguro para produtos eletrônicos de consumo.

De acordo com os dados, baseados em centenas de milhões de transações de comércio eletrônico de comerciantes globais, o setor varejista viu um aumento significativo (30%) durante o período de cinco dias desde o Dia de Ação de Graças até a Cyber Monday em 2020, em comparação com 2019.

O sábado após a Black Friday apresentou o maior aumento, 47 %, em comparação com 2019. Entretanto, o preço médio gasto nestes dias de pico caiu 3% em comparação a 2019, de US$ 136 para US$ 132, já que os consumidores são atraídos por frete gratuito e promoções, segundo o levantamento.

“A temporada de festas deste ano está parecendo muito diferente dos anos anteriores, com muitos comerciantes começando as vendas mais cedo, assim como as promoções contínuas além dos tradicionais dias de pico da Black Friday e Cyber Monday. O resultado é um aumento substancial no volume de transações de comércio eletrônico antes da Black Friday”, disse Debbie Guerra, vice-presidente executiva da ACI Worldwide. “Além disso, muitos comerciantes expandiram suas opções de compra na loja e de entrega gratuita no dia seguinte, o que atraiu muitos consumidores”.

A taxa de tentativas de fraude em volume aumentou ligeiramente para 1,7% em volume e 3,4% em valor, semelhantes às épocas de fim de ano anteriores, como resultado do aumento dos gastos genuínos dos consumidores em relação às fraudes.

A taxa de estorno não-fraude aumentou 15% em outubro* de 2020 em comparação com 2019, uma porcentagem menor do que a de abril e maio de 2020, principalmente devido ao aumento do número de pessoas que voltam ao trabalho e à melhor equipe dos call centers para lidar com as ligações dos consumidores.

“Embora as taxas de fraude tenham aumentado ligeiramente, os comerciantes e consumidores precisam estar vigilantes. Os consumidores devem evitar deixar embalagens em suas portas por longos períodos de tempo para evitar a pirataria de varanda, já que esta tem sido uma área de crescente preocupação ao longo dos anos. Como o canal de compra online e busca na loja continua a experimentar um rápido crescimento impulsionado pela pandemia, ele está proporcionando maiores oportunidades para os golpistas”, concluiu Guerra.

Principais conclusões do levantamento

Tendências de compra do e-commerce:

  • De janeiro a novembro, as transações globais de comércio eletrônico aumentaram 20% em comparação com o mesmo período do ano passado.
  • As viagens e a emissão de bilhetes continuaram a sofrer uma queda significativa em novembro devido à pandemia, diminuindo 60% e 85%, respectivamente.
  • As transações no setor de jogos aumentaram 50%; este aumento foi menor do que nos meses anteriores, potencialmente devido à saturação do mercado, bem como aos consumidores que provavelmente aguardam vale-presente de férias para compras de jogos.
  • Os Estados Unidos tiveram um aumento de 20% nas transações e o Reino Unido de 19% de janeiro a novembro de 2020 em comparação com o mesmo período em 2019.
  • Continuamos a ver os comportamentos de gastos com comércio eletrônico mudarem por causa do bloqueio, impulsionando as compras no Reino Unido mais cedo neste período de férias do que nunca.

Tendências de fraude:

  • ​O valor de compra de tentativas fraudulentas diminuiu em US$ 11 em 2020 em comparação com 2019; este foi o impacto da queda na compra de passagens aéreas, eventos esportivos e concertos, que têm um preço médio elevado; o valor de compra genuína diminuiu em US$ 18.
  • As taxas de tentativas de fraude por volume aumentaram ligeiramente em 1,7% e 3,4% por valor, semelhantes às épocas de festa anteriores, como resultado do aumento dos gastos genuínos do consumidor em relação às fraudes.

*Os estornos levam aproximadamente 45 dias para serem processados, os dados completos mais atuais são de outubro de 2020.

Leia também: Como novas estratégias on e offline podem ajudar o setor de vinhos no Brasil