Logo E-Commerce Brasil

E-commerce pode crescer com uso das estratégias multicanais, mostra pesquisa

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Os vendedores menores de e-commerce aproveitaram as plataformas de mercado online para aproveitar a mudança contínua para o digital e alcançar mais compradores em novos mercados. No entanto, 40% dessas empresas ágeis e nativas do mercado acreditam que essas plataformas não determinarão seu sucesso futuro.

Em pesquisa “Vendedores online: o futuro é multicanal”, da PYMNTS, 317 vendedores de e-commerce para explorar como eles pretendem levar seus produtos de assinatura multicanal para consolidar seu status de mais vendidos.

Quer eles operem perfeitamente dentro da infraestrutura do mercado online ou as vendas online sejam apenas uma parte de seus negócios, os vendedores online se tornaram uma parte importante da economia.

Veja os dados principais divulgados pelo levantamento:

60% dos lojistas tiveram aumento no e-commerce em 2021

A pandemia certamente não criou compras no e-commerce, mas claramente fomentou seu crescimento, como 61% das empresas pesquisadas dizem que aumentaram o uso de marketplaces no ano passado. Descobrimos que 68% dos comerciantes maiores de vários produtos aumentaram seu uso no mercado no ano anterior, assim como 68% das empresas que ganham mais de US$ 100 milhões anualmente.

Perfil é de vendedores online jovens e focados no produto

Eles funcionam muito enxutos e estão focados em menos produtos. As empresas que dependem do mercado, por outro lado, tendem a ser vendedores online maiores, mais estabelecidos e mais estáveis.

Marketplaces

Os marketplaces geralmente fazem parte do plano de jogo de um vendedor do e-commerce e raramente usam apenas um, mas os vendedores se sentem desconfortáveis ​​em se comprometer totalmente com os marketplaces. Mesmo entre as empresas que dependem fortemente de marketplaces, apenas 12% vendem exclusivamente por meio deles.

Apenas 7% das empresas pesquisadas operam por meio de um único mercado, e a maioria das empresas tenta diversificar os meios de vendas. Das empresas pesquisadas, 42% operam por meio de quatro ou mais marketplaces.

Leia também: Como ligar e-commerce e experiências de mídia social

Fonte: PYMNTS