Logo E-Commerce Brasil

eBay anuncia programa para vendedores de autopeças e acessórios no Brasil

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O eBay anunciou o lançamento no Brasil de um programa de apoio a vendedores de autopeças e acessórios interessados ​​em exportação. A iniciativa tem como foco a promoção de seus produtos entre os 142 milhões de compradores em 190 países nos quais a empresa está presente, fornecendo a eles a orientação e o suporte necessários de forma gratuita e personalizada.

O programa, disponível via exportação a partir do Brasil para todo o mundo, chega em um momento em que a venda de acessórios e autopeças por meio do eBay cresceu significativamente, em grande parte impulsionada pelo aumento da idade média dos carros, em que consumidores finais buscam peças que prolonguem mais a vida útil de seus carros. 

No geral, os vendedores brasileiros de autopeças e acessórios vendem, no eBay, produtos como filtros de óleo, rodas, amplificadores de áudio, velocímetros, alavancas de marcha, guarnição externa, interruptores e controles, motores e peças do motor, consoles, entre outros itens, sendo as marcas mais exportadas Mercedes-Benz, Nissan, Toyota, Volkswagen e outras.

“Com a demanda por autopeças crescendo, entendemos que estamos vivendo um momento-chave para que mais fornecedores do segmento explorem diferentes canais e comecem a vender por meio de plataformas online para atender novos clientes globais e expandir ainda mais seus negócios”, afirma Raúl Bustamante, gerente de comunicação e marketing da América Latina do eBay.

Essa iniciativa é a primeira do tipo lançada pelo eBay para um setor específico no Brasil. Além de pulverizar a distribuição de suas peças, o projeto está atrelado a outros benefícios exclusivos para os parceiros vendedores, tais como ajuda de um gerente de crescimento pessoal durante o primeiro ano; assinatura gratuita de uma loja no eBay por três meses; bem como o serviço de listagem automatizada.

Prolongando a vida útil

O segmento de autopeças e acessórios é um dos segmentos que apresentou o maior desempenho no eBay ano passado, com crescimento de quase 30% na região de mercados emergentes, que inclui o Brasil. No entanto, é uma categoria com longa história na plataforma, já que o primeiro item vendido do gênero no eBay foi um emblema do VW Jetta e por um latino americano.

Em média, os vendedores deste segmento conseguem exportar para dois países diferentes no primeiro ano de vendas no eBay, enquanto no segundo chegam a cinco ou mais. Os principais mercados para os quais os brasileiros vendem autopeças e acessórios, por meio da plataforma, são Estados Unidos, Canadá, Austrália, Porto Rico e Espanha.

De acordo com os números do eBay, três peças ou acessórios de automóveis são comprados a cada segundo nos EUA. “A categoria de autopeças e acessórios teve um grande crescimento em vários mercados graças a compradores de todo o mundo que encontraram a peça de reposição ou autopeça que precisam em nossa plataforma”, reforça Raúl Bustamante, do eBay.

Para se inscrever neste programa do eBay, é necessário apenas ter pelo menos 50 itens diferentes para venda dentro da categoria e preencher formulário no site. Com este programa, o eBay busca promover os vendedores brasileiros de autopeças e acessórios na plataforma.

Leia também: D2C além da venda: transformando consumidor em cliente para a vida toda