Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

e-Sedex pode voltar em breve, diz VP de canais dos Correios

Segunda-feira, 04 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

“O e-Sedex está sendo ‘reposicionando’ e pode retornar em breve”, disse Cristiano Barata Morbach, VP de Canais durante o Fórum de e-commerce, organizado pela própria Agência hoje (04) em São Paulo.

Com a “retirada” do e-Sedex Morbach diz que o serviço dos Correios está muito mais “competitivo”, principalmente por conta da nova prática de preços. “Já começamos a sentir um grande volume de postagens com a grande migração para o PAC e para o Sedex”, disse.

Em julho, o E-Commerce Brasil havia adiantado que os Correios estudavam a volta do e-Sedex, mas em outro modelo.

Cristiano ressaltou ainda que os Correios devem ter um aumento de 20% no volume de entregas durante o Black Friday no mês de Novembro. “Será um ótimo final de ano e sem greve” afirmou categórico.

O presidente dos Correios, Guilherme Campos, defendeu a nova Política Comercial dos Correios ressaltando como a reorganização da estatal deixou a operação mais enxuta e comparou o antigo e-Sedex à “liberdade de solteiro com o conforto de casado”. “Agora quem procura o melhor preço usa o PAC e quem procura melhor prazo vai para o Sedex”, disse Campos. Para ele o principal desafio agora é “fazer o simples primeiro” para depois evoluir o nível de serviço. “Estamos retomando o espaço que havíamos deixado para a concorrência, porque ou muda ou morre”, declarou.

O Chefe do Departamento de Encomendas, Lemuel Costa e Silva apresentou uma série de novos lançamentos e soluções em desenvolvimento que buscam justamente melhorar o nível de serviço dos Correios no mercado. “32% dos envios que antes eram feitos por e-Sedex tiveram queda real de preço com a nova Política Comercial (nos locais de maior demanda)”, disse Lemuel. Ele confirma a declaração de Cristiano dizendo que os Correios tiveram um crescimento de 8% acima do mercado com a nova Política Comercial adotada há cerca de três meses. “Novos ajustes ainda estão por vir e vão trazer mais agilidade e inteligência ao e-commerce, que é o setor que mais cresce atualmente nos Correios”, disse.

Entre as soluções que estão sendo desenvolvidas pelos Correios, Lemuel citou o e-ticket reutilizável, a ampliação do “clique e retire” – hoje já existem 7 mil pontos de entrega de encomenda dos Correios e 120 agências com horário estendido -, a plataforma de entrega interativa com recursos que vão permitir acompanhar a entrega em tempo real por meio de celular e o uso de recursos como assinatura eletrônica, foto de quem recebeu a encomenda e posição da encomenda por coordenada geográfica (latitude e longitude). “Os Correios estão investindo na melhora da experiência do cliente, na diminuição dos problemas relacionados à tentativa de entrega e atraso de entrega, inclusive devemos ter em breve também o Same Day Delivery”, declarou.

Lemuel ainda salientou que para o Black Friday, os Correios devem ampliar a capacidade de triagem, disponibilizando recursos adicionais para a entrega de pedidos, contratando mão de obra extra para suportar o pico da principal data de vendas do varejo eletrônico e adicionar novas linhas de transporte – aumentando em 30% das linhas com capacidade já alta e 50% das linhas menos cheias. “Também vamos reforçar as ações de gerenciamento de risco de carga – estamos batalhando arduamente na questão Rio de Janeiro – para monitorar as linhas e ampliar os sistemas automatizados de triagem (já foram investidos 182 milhões de reais neles)”, completou. Hoje, o grande desafio dos Correios que entrega 1 milhão de encomendas por dia e conta com 14 mil operadores de triagem é justamente tornar os processos mais ágeis.

Por Alice Wakai, da Redação E-Commerce Brasil

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.