Redação E-Commerce Brasil

E-mail marketing: mensagem de pós-compra é a que apresenta as melhores métricas de desempenho

Sexta-feira, 02 de março de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar do avanço da tecnologia, pesquisas apontam que 70% dos consumidores ainda preferem utilizar o e-mail na comunicação com as marcas de sua preferência. Há ainda estudos indicando que o ROI médio do canal é de 38 dólares para cada dólar investido. Em resumo, não há dúvidas quanto a eficiência do canal, mas é preciso atenção para utilizá-lo de maneira eficiente.

“Não basta ter acesso ao endereço de e-mail dos clientes e construir um mailing. É preciso investir em um programa de e-mail otimizado e aliá-lo a campanhas bem planejadas para manter os assinantes engajados durante todos os momentos do relacionamento”, ressalta Rafael Viana, Senior Email Strategist.

Para auxiliar as marcas a tomarem decisões mais assertivas, a Return Path lançou o estudo “E-mail Marketing LookBook 2018”, com base na análise global de mais de 600 mil e-mails comerciais. Nele é possível ter acesso ao mapeamento do desempenho de 10 tipos de e-mails e de exemplos das melhores campanhas de grandes marcas.

Análise de desempenho de campanhas:

(Fonte: pesquisa Return Path – Email Marketing LookBook 2018)

Tipo de mensagem Entrega em Caixa de entrada Entrega em pasta de spam Leitura Excluída sem leitura Reclamação Marcada como “isto não é spam”
Carrinho abandonado 95% 5% 20% 12% 0,12% 0,90%
Relacionada à conta 92% 8% 30% 9% 0,21% 1,42%
Aniversário 93% 7% 23% 11% 0,30% 2,29%
Feedback 87% 13% 19% 11% 0,26% 6,35%
Programa de fidelidade 93% 7% 21% 12% 0,13% 2,49%
Newsletters 89% 11% 18% 11% 0,35% 1,97%
Promocionais 91% 9% 19% 12% 0,24% 2,79%
Pós-compra 98% 2% 44% 7% 0,06% 0,64%
Boas-vindas 84% 16% 23% 9% 0,62% 5,77%
Win back 88% 12% 20% 12% 0,23% 3,51%

Principais insights do estudo E-mail Marketing LookBook 2018:

  1. Mensagens de boas-vindas são importantes para a construção de novos relacionamentos com clientes, mas ainda encontram dificuldade para alcançar a caixa de entrada – Como em todo relacionamento, a primeira impressão é muito importante e os e-mails de boas-vindas são uma excelente estratégia no início do contato entre cliente e marca. É eficiente, inclusive, para alinhar as expectativas do assinante quanto às futuras comunicações. Porém, por representar o primeiro contato com o cliente, essas mensagens apresentam a menor taxa de entrega em caixa de entrada (84%) e a maior taxa de reclamação (0,62%) entre todos os tipos de campanhas analisadas.
  2. Mensagens de pós-compra superaram o desempenho de qualquer outro tipo de campanha neste estudo – Também chamadas de mensagens transacionais, essas mensagens são esperadas pelos consumidores, pois contém informações valiosas para ele. Por essa razão, apresentam alta taxa de entrega em caixa de entrada (98%) e de leitura (44%), e baixa eliminação antes de ler (7%).
  3. Mensagem promocional é o tipo de campanha mais comum, mas apresenta desempenho relativamente baixo – Os e-mails promocionais, que destacam um determinado produto, serviço, venda ou evento, representaram mais de 70% de todas as mensagens do estudo. No entanto, o desempenho para mensagens promocionais não se acumulou em outros tipos de campanha neste estudo, com uma taxa de leitura de apenas 19% e excluída antes de ler uma taxa de 12%. No entanto, o volume entra em jogo com mensagens promocionais – porque muitos são enviados, mesmo a pequena porcentagem que é lida oferece muitas oportunidades para gerar vendas.

Para conferir exemplos práticos de marcas globais, acesse o estudo “Email Marketing LookBook 2018”, disponível para download gratuito no site da Return Path, em inglês (link – https://returnpath.com/downloads/2018-email-marketing-lookbook/).

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