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  Redação E-Commerce Brasil

E-mail marketing: engajamento do assinante impacta na redução do spam

Segunda-feira, 08 de abril de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Em sua quarta edição, o estudo anual “As Métricas Ocultas da Entregabilidade de E-mails em 2019”, da Return Path,  revela que, em 2018, as marcas com menor entrega de e-mails na pasta de spam foram as do segmento de serviços bancários e financeiros, distribuição e manufatura e seguros, todas com taxa de 4%.

Outra boa notícia é que essas mesmas indústrias superaram quase todas as métricas relacionadas ao engajamento dos assinantes. Todos esses dados reforçam a importância das boas práticas para atingir a caixa de entrada dos clientes.

O estudo fornece de forma atualizada o mapeamento, por setor, de métricas fundamentais para a avaliação de campanhas de email marketing, como taxa de leitura, de resposta, de encaminhamento e de reclamação, entre outras.

Os resultados do estudo foram extraídos de mais de 6,9 bilhões de e-mails comerciais recebidos em 2018. A análise do relatório é dividida por setor da indústria, permitindo que os profissionais de marketing comparem as métricas de engajamento de seus assinantes com os seus pares da indústria e identifiquem oportunidades de melhoria — levando a uma melhor entregabilidade e melhor retorno sobre o investimento feito no canal e-mail.

Na nova edição do estudo é possível analisar de forma detalhada todas as métricas mais importantes a serem consideradas em uma campanha de e-mail e a evolução delas no último ano, além de detalhes da performance de diversos setores em 2018, em comparação com o ano anterior.

“Coletivamente, essas métricas fornecem insights valiosos sobre o engajamento do assinante, que impacta diretamente no acesso da mensagem à caixa de entrada. O que temos notado é que as indústrias que consistentemente superaram a média nas métricas positivas de engajamento também viram menos e-mails entregues ao spam”, explica Cecília Belele, diretora regional da Return Path para a América Latina.

“Há vários anos, os principais provedores de e-mail, como Microsoft, Google e Yahoo, têm colocado maior foco no engajamento dos assinantes como parte do processo de filtragem de spam”, disse Tom Sather, diretor sênior de pesquisa da Return Path. “Este estudo demonstra que manter os assinantes ativamente envolvidos com seu programa de e-mail é um fator importante na capacidade de entrega das mensagens. Mas, ao mesmo tempo, sabemos que menos de um terço dos profissionais de marketing estão monitorando métricas críticas de engajamento, como taxa de leitura, taxa de encaminhamento e reclamações ”.

Outras conclusões do estudo

  • Contrariando a tendência dos últimos dois anos, a entrega total de e-mails na pasta de spam diminuiu em cinco pontos percentuais: de 14% em 2017 para 9% em 2018.
  • No geral, os assinantes assumiram um papel mais ativo no gerenciamento de suas caixas de entrada em 2018, se comparado ao ano de 2017. A taxa de leitura aumentou ligeiramente (de 22% para 24%), as reclamações de spam mais do que dobraram (de 0,17% para 0,39%) e a taxa de exclusão sem leitura aumentou (de 12% para 16%).
  • A quantidade de e-mails enviados à pasta de spam variou significativamente de acordo com o setor. Entre os remetentes de distribuição e manufatura, a taxa foi de apenas 4%, enquanto os dos setores de educação, entidades sem fins lucrativos e governamentais atingiram 19%.

O relatório completo está disponível para download gratuito no site. Você também pode ter acesso ao estudo The State of Email Engagement, com insights adicionais sobre como o engajamento do assinante afeta a entregabilidade de e-mails e a eficácia geral do programa.

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