Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Número de e-commerces que utilizam débito aumenta em 70% no Brasil

Terça-feira, 23 de julho de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Uma nova era do comércio eletrônico está para começar no Brasil e um dos principais motores dessa transformação será o débito. O método de pagamento deve trazer um novo perfil de consumidores para o e-commerce brasileiro: pessoas que não têm crédito, mas querem ser incluídas digitalmente. Para se ter uma ideia, entre junho de 2018 e junho de 2019, houve um crescimento superior a 70% no número de estabelecimentos comerciais online que realizaram transações de débito Visa, segundo dados da consultoria Visa Consulting & Analytics.

O protocolo 3D Secure 2.0 deve impulsionar esse crescimento, segundo a Visa. “Essa tecnologia leva o débito para o e-commerce com segurança e melhora a experiência do usuário. Acreditamos que o débito é um excelente aliado na inclusão digital dos brasileiros, que ainda não têm acesso ao mundo online. E deve aumentar a conversão das vendas dos estabelecimentos comerciais”, conta Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil.

Fluxo de comunicação

Segundo a empresa, a atualização do protocolo 3DS 2.0 estabelece um fluxo de comunicação e troca de informações entre a administradora, emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais para aprovação das transações com mais assertividade, o que deve contribuir para um aumento da conversão das vendas virtuais e para a redução de fraude. A nova versão oferece 10 vezes mais informações que os comerciantes poderão enviar aos emissores para verificar a identidade do portador do cartão.

“Recentemente, realizamos a primeira transação com essa nova versão do protocolo no Brasil e a indústria de pagamento (emissores, credenciadores e estabelecimentos comerciais) está se preparando para implementar e oferecer os benefícios do 3DS 2.0 ainda esse ano para os consumidores”, conta Teles.

A Dafiti está entre as empresas que vão aderir à este novo protocolo. “Atualmente ainda há muitas oportunidades de alavancarmos as vendas com cartão de débito no universo online. Para nós, o 3DS 2.0 contribuirá neste sentido, proporcionando uma melhor experiência de compra para nossos clientes através de uma transação segura e eficiente”, pontua Rafael Carneiro, Payments & Treasury Senior Manager da Dafiti.

Pagamento com aplicativos

Outro movimento que vem ganhando espaço e popularizando o débito no mundo online, é a possibilidade de usar o débito em aplicativos. A novidade tem sido implementada principalmente em empresas digitais que buscam uma usabilidade sem interrupções, ticket médio baixo e recorrência, como os aplicativos e serviços digitais de streaming e de transporte compartilhado.

“No caso da Cabify, o pagamento em débito online busca a inclusão digital de pessoas que não têm acesso a um cartão de crédito ou têm restrição de limite de crédito. A adição desse método de pagamento permite que mais usuários tenham acesso à uma modalidade segura e comoda. Agora, com o cartão de débito cadastrado no app, o processo da transação é mínimo, visto que não é necessário a re-inclusão do cartão e senha a cada operação, trazendo muita agilidade ao final da corrida”, afirma Nicolas Scridelli, head de alianças e novos negócios da Cabify.

Ainda segundo a Visa, a solução desenvolvida com emissores brasileiros possibilita a ultilização do débito em larga escala, sem maquininha, direto no app, sem necessidade de re-inclusão de senha a cada operação. Após o piloto realizado em 2017, o débito passou a ocupar um espaço importante entre os novos negócios, como mobilidade, streaming, serviços de delivery, entre outros.

Leia também: Pagamento via QR Code é a aposta do varejo para um futuro próximo, afirma estudo

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.