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E-commerces investem em ferramenta de reviews para aumentar as vendas

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

No ano de 2015 o e-commerce brasileiro acumulou mais de 74,2 milhões de consumidores ativos, enquanto o ano anterior registrou cerca de 60 milhões. No entanto, para aumentar o número de usuários e manter as lojas virtuais competitivas inúmeros serviços foram criados. Dentre eles as ferramentas de reviews, que hoje estão em alta no setor.

Atualmente, há muitas empresas no mercado que oferecem ferramentas para captação de avaliações, embora isto não seja o suficiente para garantir e ampliar resultados de vendas. O review é conhecido como o marketing de influência

“Entendemos a necessidade dos proprietários de e-commerces, sendo assim, desenvolvemos um jeito simples de captar reviews. A ferramenta engaja o público de forma transparente, gera credibilidade para o negócio e oferece um sistema de gestão personalizado às necessidades de cada lojista”, destaca o CEO da Yourviews, uma das principais plataformas de reviews do País, Fernando Shine.

Além do marketing de influência que a ferramenta presta, a mesma ainda melhora o SEO da página de produto ou home do site. Os reviews ajudam na relevância da página, populariza a marca e produtos, além de atrair mais clientes e gerar resultados crescentes.

Geralmente, estas plataformas proporcionam a opção de customizar pesquisas de maneira estratégica. É possível adequar não somente o layout do formulário, mas também as características da pesquisa. Consequentemente, o lojista terá acesso a informações estratégicas a partir das respostas de clientes, o que proporcionará ações mais assertivas focadas no público-alvo.

“É possível reunir informações relevantes como notas médias da loja, total de avaliações, dados sobre o painel de cada produto, produtos mais vendidos, mais avaliados, além de outros dados”, destaca Shine.

O usuário pode usar as redes sociais para fazer essas avaliações e, consequentemente, passar mais confiança para quem irá ler, pois aquela opinião é relevante e provavelmente foi feita por alguém que tem certo conhecimento do produto ou serviço. Além disso, compradores verificados recebem um selo especial, que permite que outros consumidores atestem a confiança nas opiniões.