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Aumento da concorrência faz e-commerces focarem na fidelização de clientes

É de conhecimento geral que o ecommerce cresceu exponencialmente desde o início da pandeia, mas para alguns, falta clareza do quão significativo e quão veloz isso aconteceu. Segundo um estudo realizado pelo PayPal em parceria com a Big Data Corp, no início de 2020, haviam 800 mil lojas online no Brasil. Em agosto de 2021, uma atualização desse estudo revelou que haviam 1,6 milhões de e-commerces ativos no mercado brasileiro, representando um crescimento de 100% em menos de 2 anos.

Frente a esse cenário, varejistas de diversos portes começaram a sentir os impactos e dificuldades do aumento da concorrência, de forma que a fidelização de clientes passou a ser vista como uma forte ferramenta para as empresas se manterem vivas, não apenas no Brasil, mas no mundo.

É fato: Segundo um estudo realizado pela Comarch em parceria com a Forester (em inglês) sobre programas de fidelidade no mercado mundial, executado no primeiro semestre de 2022, 74% dos entrevistados estavam com suas estratégias de loyalty e programas de fidelidade ativos a menos de 2 anos, o que evidencia o aumento na procura por esse tipo de solução no varejo online e físico como estratégico para as marcas após o início da pandemia.

Claro que executar uma estratégia desse calibre com maestria para incentivar os clientes a voltarem a comprar cada vez mais com a mesma marca, sem apoio especializado em loyalty, é tarefa desafiadora. A pesquisa aponta que ter um parceiro tecnológico para ajudar nessa jornada é essencial, já que uma das maiores demandas por parte dos lojistas é a automatização das operações em diversos canais, para gerar uma experiência imersiva e completa de retenção à marca.

Os dois principais desafios nas vendas B2C são conquistar recursos internos para executar a estratégia de retenção de clientes e trabalhar com ações integradas, que acolham simultaneamente multicanais, o omnichannel. Nesse momento, a busca por um fornecedor se torna mais inteligente que alocar recursos internos escassos para desenvolver uma solução do zero, porque os desafios vão além da tecnologia:

  • Os varejistas querem um fornecedor para executar a estratégia de fidelização de clientes porque esperam apoio de experts em fidelidade e especialistas em TI para tornar a solução de loyalty mais imersiva do que se a marca construísse a tecnologia sozinha;
  • Assistência e insights para tornar a plataforma de loyalty marketing (marketing de relacionamento) uma ferramenta de engajamento dos clientes se mostrou pré-requisito para iniciar uma estratégia efetiva.

A Comarch conclui que programas de fidelidade funcionam, estão sendo procurados por marcas dos mais diversos portes e segmentos, e eles podem ajudar hoje as empresas a incrementarem sua receita significativamente e transformar suas áreas de marketing de centro de custos para centro de lucro.

“De moda e acessórios, casa e decoração, a exame de DNA para aves e indústria do aço. Com fidelização de clientes, temos experiência para afirmar que qualquer marca e segmento é capaz de vender mais”, aponta Hevelyn Oliveira, sócia da Fidelizar Mais, empresa de fidelidade e cashback para e-commerce, que atua no mercado brasileiro a 5 anos e já auxiliou mais de 30 mil empresas a incentivarem o engajamento e retenção de clientes.

Fidelizar Mais é patrocinadora do Fórum ECBR 2022, promovido pela E-commerce Brasil, e estará no dia 26 e 27 de julho compartilhando experiência e insights sobre o que há de mais recente e efetivo em retenção de clientes no Brasil, com o objetivo de auxiliar no incremento de receita para marcas de todos os portes. Visite-os no stand L8 da ala Startup Expo, conforme o mapa abaixo.

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