O ano de 2023 tem sido desafiador para o segmento de e-commerce. Queda nos lucros, fechamento de lojas físicas e um cenário instável levaram as empresas a exigir cada vez mais eficiência em seus investimentos. Melhorar as métricas de aquisição sem aumentar custos é uma das metas de gestores de e-commerce de diversos tamanhos.
É nesse sentido que a utilização estratégica de conteúdo tem se mostrado uma abordagem poderosa para impulsionar a receita e otimizar o custo de aquisição de clientes (CAC). Em um cenário tão competitivo quanto o de vendas online, conteúdos originais e relevantes para o consumidor não apenas auxiliam a conquistar melhores posições no Google, mas aumentam a taxa de conversão e o ticket médio.
Segundo Rafael Rez, CMO da Web Estratégica e autor do livro Marketing de Conteúdo: a moeda do Século XXI, “a principal função do conteúdo é auxiliar o cliente na jornada de compra. Isso não só é benéfico para a experiência do usuário, mas também é extremamente lucrativo para as empresas.”
Muito além de conteúdo para blog
Marketing de conteúdo costuma ser associado a um blog, mas este é apenas um dos recursos desta estratégia.
E-commerces não são apenas plataformas de vendas, mas fontes de informação para consumidores que se encontram em uma jornada de compra cada vez mais complexa. Nesse contexto existem diversos formatos de conteúdo que são úteis para o usuário de acordo com a etapa da jornada em que ele se encontra.
“Quando um usuário busca por ‘calça jeans masculina’ ele não quer saber informações sobre um produto específico, ele provavelmente quer conhecer as diferentes opções disponíveis. É diferente de uma busca que cite marca e modelo, por exemplo”, esclarece Rez. “Diferentes etapas da jornada vão gerar diferentes intenções de busca, e consequentemente precisam de conteúdos específicos para atender as necessidades do usuário”, complementa o executivo.
Além de conteúdos para blog, e-commerces também podem se beneficiar dos conteúdos para páginas de descrição de produtos (PDPs), páginas de categoria, páginas de listagem de produtos e conteúdos contextuais. Os blocos de texto oferecem informações complementares aos visitantes e auxiliam na decisão de compra, favorecendo a conversão.
Conteúdo original e de qualidade desempenha um papel crucial na redução do CAC, aumento do ticket médio e na melhoria geral da taxa de conversão de um e-commerce. “Em alguns clientes da Web Estratégica, os visitantes que consomem conteúdo do blog possuem uma taxa de conversão quase 40% maior do que os visitantes que não consomem. Isso demonstra o quanto um conteúdo de qualidade é um fator de geração de receita para as empresas, em especial do segmento de e-commerce e varejo”, informa Rafael.
Web Estratégica: ajudando e-commerces a crescer com conteúdo de valor
Reconhecida como uma das principais empresas focadas em tráfego orgânico, especializada em SEO e marketing de conteúdo, a Web Estratégica tem desempenhado um papel importante na geração de receita para grandes e-commerces como Leroy Merlin, Magalu, Netshoes, Panvel e Amigo Construtor.
Além da experiência em SEO para e-commerce, a empresa tem conquistado espaço no mercado nacional desenvolvendo e executando estratégias de marketing de conteúdo para grandes nomes do setor. “Acreditamos que o canal orgânico ainda é subutilizado por muitas empresas, o que acaba aumentando a dependência de anúncios e elevando o custo de aquisição. O que temos conseguido com nossos clientes é demonstrar o quanto o canal orgânico é uma fonte sustentável de crescimento e receita. É isso que queremos mostrar para o mercado como um todo”, afirma Rafael.