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E-commerce vê perdas após explosão de coronavírus, diz Elo

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Uma recente pesquisa realizada pela Elo Performance e Insights, time de consultoria da Elo mostrou que o avanço do novo coronavírus (Covid-19) no país já causa uma retração perceptível nos números do varejo nacional, incluindo o e-commerce.

A pesquisa comparou os dados de faturamento das vendas realizadas pelo varejo brasileiro no crédito e no débito durante as duas últimas semanas de março, após a explosão de casos da Covid-19 no país, com a média para o mesmo dia da semana no período entre 5 de janeiro e 22 de fevereiro de 2020 – quando o novo coronavírus ainda não tinha impactado a economia nacional de forma direta.

Vale dizer que os dados apresentados na análise são apenas um recorte do resultado do varejo brasileiro nas últimas semanas, já que tem como base apenas a carteira de clientes da Elo. O levantamento abrange dados nacionais, de SP e RJ em lojas físicas e o e-commerce no Brasil de modo geral.

E-commerce sofre

Com as ordens de reclusão social e o fechamento de lojas físicas, o e-commerce chegou a ser considerado uma ferramenta que poderia salvar o setor varejista. Porém, segundo a análise da Elo, até mesmo as compras do varejo na internet tiveram uma queda significativa no faturamento nessas últimas semanas.

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Apesar da expectativa de maior gasto em e-commerce devido ao distanciamento social, a pesquisa da Elo aponta que, no geral, o faturamento apresentou uma queda de 35% nas últimas semanas de março.

Embora o subsetor de restaurantes e bares tenha conseguido um resultado positivo, com muitos estabelecimentos realizando serviços de entregas de comida sem a possibilidade de abrir os salões, o resultado geral foi de queda.

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Com informações do InfoMoney