Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

E-commerce ultrapassa teles em ranking de reclamações

Terça-feira, 21 de março de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Algumas das principais lojas e-commerce do Brasil ultrapassaram as teleoperadoras no ranking de reclamações do Procon-SP. Segundo o órgão, o Grupo Pão de Açúcar – detentor das marcas Extra.com, Ponto Frio.com e Casas Bahia.com – ficou em segundo lugar entre as empresas que mais registraram queixas do consumidor no estado de São Paulo, e liderou o ranking de queixas não solucionadas em primeira tentativa.

Esta é a primeira vez que um grupo varejista, em especial o comércio eletrônico, ocupa um posto tão alto no levantamento, segundo o Procon-SP, à frente das teles e de instituições financeiras.

No recorte chamado de “geral” pelo órgão, no qual constam apenas os caso nos quais o fornecedor não solucionou o problema com o consumidor na primeira fase de atendimento, o Grupo Pão de Açúcar ficou em primeiro lugar, com 1838 reclamações. Já no recorte estadual, em que são consideradas todas as reclamações, de todas as instâncias, o e-commerce ficou em segundo lugar, atrás apenas da América Móvil – controladora da Claro, Net e Embratel.

De acordo com o Procon-SP, a aparição do grupo foi uma surpresa. “A maior parte das reclamações do grupo está concentrada no seu e-commerce, cujas operações são efetuadas pela CNOVA, que representa 89% das reclamações do grupo, na grande maioria relacionadas a não entrega de produtos”, afirmou em comunicado.

Segundo o órgão, o Grupo Pão de Açúcar teve 4,3 mil reclamações em 2016, das quais pouco mais de 72% foram atendidas. Em comparação com as teles, o índice de resolução só não ficou abaixo da Vivo, com 67,4% de queixas sanadas.

O grupo afirmou, em defesa, que está trabalhando para diminuir o número de reclamações. “A alta concentração de manifestações no e-commerce de eletroeletrônicos da Via Varejo é consequência de uma reestruturação e troca de sistemas de logística e de atendimento realizados em 2016, que impactou diretamente o volume de demandas e manifestações de clientes”, afirmou a empresa, em nota. Ela também afirma estar promovendo um plano de reestruturação cujos resultados serão melhores percebidos no próximo ranking do Procon-SP

Confira abaixo o ranking dos dez primeiros colocados (considerando todas as reclamações de 2016):

 

GRUPO/EMPRESA RECLAMAÇÕES
América Móvil 4.704
Grupo Pão de Açúcar 4.300
Vivo/Telefônica 4.022
Tim 1.676
Sky 1.533
Bradesco 1.255
Itaú/Unibanco 1.235
Samsung 1.169
Oi 1.088
Caixa Econômica Federal 821

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.