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E-commerce que simplifica fecha mais negócios com clientes entrantes

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Diversas pesquisas vêm demonstrando o crescimento do e-commerce no Brasil impulsionado pelo isolamento social e as restrições de circulação desde o início da pandemia. Logo nos primeiros meses do ano passado, a pesquisa Webshoppers, que é realizada pela Ebit|Nielsen e apoiada pela Elo, apontou um crescimento de 47% no faturamento e no volume de vendas digitais.

Desde então o comércio continua aquecido. Dentro desse contexto, é importante voltar às recomendações básicas e que fazem a diferença. Especialistas em experiência do usuário e no mercado de e-commerce são unânimes: simplificar a comunicação e os processos de compra é primordial para aumentar a efetividade das vendas online. Se isso já era verdade antes, agora é ainda mais explícito. Afinal, o e-commerce passou a acolher um número maior de consumidores entrantes. São pessoas que não tinham o hábito de comprar pela internet e, por causa das circunstâncias, precisaram buscar alternativas para substituir a compra presencial.

Entre esse público, que tem recursos disponíveis e está disposto a gastar, estão pessoas que nem sempre têm facilidade com a tecnologia ou que simplesmente não gostam de lidar com sites e aplicativos. Assim, reduzir o atrito é mandatório para conquistá-las. Sai na frente o e-commerce que entende quais são as eventuais barreiras para a efetivação de compras – e que toma atitudes para eliminá-las.

Clareza e acesso são a chave do sucesso

Da falta de familiaridade com as compras online, pode-se destacar a dificuldade de encontrar informações sobre prazos de entrega, preço de frete, condições de troca e opções de pagamento. Aprimorar todos esses fatores é uma medida simples, que está ao alcance das empresas e que pode ser o fator chave entre ganhar ou perder um cliente.

A experiência da Elo – empresa especializada em soluções de pagamento 100% brasileira com mais de 140 milhões de cartões emitido– mostra que há pelo menos três pontos relacionados à etapa de pagamento que, quando bem aplicados, aumentam o resultado em vendas no e-commerce.

O primeiro deles é a facilidade de comunicação. Evitar utiliza termos técnicos que não fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas é o primeiro passo. Além disso, lançar mão de recursos visuais pode ajudar o cliente a seguir corretamente as etapas necessárias. Por exemplo, no pagamento com cartão de crédito, é possível inserir a imagem fictícia de um cartão, frente e verso. Nessa imagem, o usuário consegue identificar facilmente onde estão, no cartão dele, os dados que precisam ser preenchidos virtualmente, como o CVV e a data de validade.

Outra dica que pode aumentar a conversão em vendas é, desde o início do processo de compra, deixar claro quais são as formas de pagamento disponíveis. No rodapé da página, podem ser inseridas as bandeiras aceitas, como logotipos visíveis e bem definidos. Isso reduz muito a chance de o cliente abandonar a compra na última etapa (e ainda sair com um sentimento negativo devido ao tempo perdido).

Também vale lembrar que entre os novos clientes de e-commerce está uma parcela que não tem acesso a limites elevados de crédito, mesmo quando possui condições financeiras de compra. Isso significa que pode deixar de comprar porque comprometerá o limite de seu cartão. A melhor solução para isso é oferecer várias opções de pagamento, democratizando as possibilidades de compra. A opção de utilizar dois cartões em uma só compra é especialmente eficiente.

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