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E-commerce brasileiro vai crescer 12,4% ao ano e dobrar de tamanho no país, diz Google

O e-commerce vai dobrar a sua participação no varejo restrito brasileiro até 2021 e crescer, em média, 12,4% ao ano. As projeções foram feitas pelo instituto de pesquisa Forrester em levantamento encomendado pelo Google para analisar o comércio eletrônico no Brasil. Segundo o relatório, hoje o faturamento do setor está em R$ 47,1 bilhões, e ele tem 2,8% de participação no varejo, contando alimentos e bebidas (R$ 46,3 bilhões excluindo os dois segmentos).  Mas, pela projeção do Google, a cifra deve chegar a R$ 84,7 bilhões em 2021 e abocanhar 4,6% do mercado (R$ 82,9 bilhões e 9,5% do mercado sem contar alimentos e bebidas). Isso corresponde a um crescimento de, em média, 12,4% ao ano, com início de retomada já em 2017 (veja o gráfico abaixo). grafico-1-google   Levantamento mostra que crescimento do e-commerce voltará a ocorrer já em 2017. Fonte: Google   Também de acordo com o levantamento, boa parte do desempenho positivo se dará por conta da diversificação no tipo de compras, hoje dominado, principalmente, por livros e materiais eletrônicos, que correspondiam, em 2010, a 65% das aquisições online, segundo o estudo. Setores ainda em desenvolvimento no e-commerce, como roupas, calçados, beleza e itens alimentícios, serão mais procurados por consumidores a partir do próximo ano - o Google projeta que, em 2018, cerca de uma a cada quatro vendas feitas pela internet será desses segmentos. Hoje, eles correspondem a 11% das compras. Eletrônicos e livros continuarão em primeiro lugar, mas representarão algo próximo a 52% do volume de transações. grafico-2-google Mix de compras tende a se diversificar, o que fará e-commerce crescer, segundo estudo encomendado pelo Google   Assim, o Brasil tem grandes chances de sair do que o Google chama de "terceira fase" do e-commerce - na qual bens comparáveis, como itens de mídia, eletrônicos e livros, são os mais comercializados - para a quarta fase, de aquisição frequente de bens subjetivos (beleza e alimentação, por exemplo). Internet lotada De acordo com o estudo, o crescimento do e-commerce nacional ocorrerá, também, devido à quantidade de usuários de internet no Brasil. Hoje, cerca de 124 milhões de pessoas estão conectados à rede virtual de computadores - ou seja, 60% da população. Até 2021, o número vai aumentar 151 milhões de internautas e alcançar 71% do país. Com isso, a faixa de idade mais propensa a comprar online no futuro será a de 25 a 44 anos, isto é, quem atualmente tem entre 20 e 39 anos.