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E-commerce fatura R$ 28,8 bilhões em 2013

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Crescimento do setor foi de 28% no período, segundo relatório Webshoppers, divulgado pelo E-bit

Mais uma vez o comércio eletrônico apresentou desempenho positivo no Brasil. Segundo o 29º relatório Webshoppers, divulgado pelo E-bit nesta terça-feira (12), o e-commerce cresceu nominalmente 28% em 2013, na comparação com 2012, e faturou R$ 28,8 bilhões no período.

O número de pedidos também apresentou alta — 32% — chegando a 88,3 milhões de pedidos no ano passado. Segundo o diretor executivo da E-bit, Pedro Guasti, mesmo a economia apresentando viés de baixa no ano passado, o segmento consegui manter a estabilidade. “Foi um ano positivo em que conseguimos rever para cima o nosso índice de crescimento. Esperávamos 25% de crescimento e fechamos 2013 com 28%”, disse.

Um dos impulsionadores do faturamento foi o Black Friday — dia de descontos promovido em novembro. Em um só dia os empresários que atuam com o comércio eletrônico movimentaram financeiramente R$ 770 milhões.  “Esse número é extremamente positivo pois em um dia comum, o varejo eletrônico movimenta entre R$ 80  a R$ 100 milhões.”

Para esse ano a expectativa é que o setor passe por um momento de acomodação. “Estimamos crescimento nomimal de 20% para o setor esse ano com faturamento na casa dos R$ 34,6 bilhões. Com a  maturidade do mercado é normal que o crescimento comece a se acomodar”, explicou Guasti.

Segundo o ranking de vendas identificado pela pesquisa, a  categoria de moda e acessórios foi a que mais vendeu em 2013; seguida de cosméticos e perfumarias; eletrodomésticos; livros e assinatura de revistas; informática; telefonia; casa e decoração; eletrônicos; esporte e lazer e brinquedos, respectivamente.

O relatório que está em sua 29º edição foi feito em conjunto pela E-bit, a Câmara Brasileiro de Comércio Eletrônico (câmara-e.net), Buscapé, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) e da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

Por: DCI