E-commerce cresceu 18% em março, diz Mastercard
O mercado varejista brasileiro voltou a registrar crescimento mês a mês em março, e o e-commerce ajudou a puxar o número para cima.
Segundo o SpendingPulse, Indicador de Varejo da Mastercard, em março deste ano o aumento foi de 2,6%, excluindo as vendas de automóveis e materiais de construção, se comparado com o mesmo período de 2017.
O e-commerce continua como protagonista no mercado varejista, apresentando aumento de 18,4% em março, em relação ao mesmo período de 2017. Os setores de eletrônicos e móveis demonstraram desempenho superior à média do canal de distribuição, enquanto os setores de artigos farmacêuticos, vestuários e hobby e livraria ficaram abaixo do crescimento do canal.
No comércio geral, em março, os setores em destaque foram móveis e eletrodomésticos, supermercados, artigos farmacêuticos, material de construção e artigos de uso pessoal e doméstico, enquanto combustíveis e vestuários tiveram desempenho abaixo do esperado.
Para César Fukushima, Economista-Chefe da Mastercard Advisors no Brasil, apesar de apresentar algumas dúvidas com relação à economia, o consumidor demonstra sinais de confiança.
“Feriados, como a Sexta-feira Santa e Páscoa, impactaram positivamente nas vendas totais no mês de março, apresentando expansão de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado”, destaca.
Por região
No recorte por região, o dado mais recente divulgado é de janeiro de 2018. No período, as regiões Sul (4,8%) e Nordeste (3,2%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Norte (2,3%), Sudeste (2,4%) e Centro‑Oeste (-1,1%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.