Um levantamento da comScore revelou que 74,5% dos europeus visitaram um site de comércio eletrônico em janeiro de 2011. O índice representa um crescimento de 66% em relação ao mesmo período do ano passado.
Entre os locais com maior percentual de consumidores que acessam sites de e-Commerce estão Reino Unido, com 89,4%, França (87,0%), Alemanha (82,1%), Irlanda (80,7%) e Países Baixos (80,2%). Os consumidores do Reino Unido também passaram mais tempo comprando em sites de vendas, com uma média mensal de 84,1 minutos por consumidor, 60,5% a mais que a média européia, que é de 52,4 minutos.
De acordo com o estudo, os países com menor penetração do e-Commerce são Rússia (59,0%), Portugal (65,9%), Finlândia (66,5%), Itália (69,5%) e Turquia (69,8%), apesar de terem registrado crescimento em 2010.
A pesquisa também revelou que 31,6% dos consumidores europeus gastaram uma média mensal de 5,9 minutos visitando sites de comparação de preços, como Bing Ciao e Shopzilla.
O relatório analisou diversos varejistas localizados em 17 países da Europa.