Em meio à pandemia do coronavírus, as vendas do varejo encolheram 8,8% na semana do Dia dos Pais, na comparação com o mesmo período de 2019, segundo dados divulgados pela Cielo. O faturamento das lojas físicas encolheu 6,7% no mesmo período, enquanto que o do e-commerce saltou 22,2%.
Os números da empresa de meio de pagamentos foram mensurados por meio do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que utiliza modelos matemáticos e estatísticos para calcular o desempenho do setor e não leva em conta apenas a base de clientes da companhia.
Apesar do recuo, o número é visto como um sinal de recuperação. No Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio, a queda foi de 26%. Ou seja, os resultados negativos do setor têm sido cada vez menos intensos.
Na conta do comércio eletrônico, não são considerados os números do setor de turismo e transporte, um dos mais atingidos pela crise. Caso fossem considerados, o e-commerce teria queda de 34,2% na comparação com 2019.
Dias dos Pais com chocolate e vinho
Entre os setores típicos de presentes, o destaque ficou com o varejo alimentício especializado, que inclui as lojas de chocolate e vinho. O segmento aumentou as vendas mesmo em meio à pandemia: alta de 0,9% em relação a 2019.
Cosméticos e higiene pessoal (-16,4%), óticas e joalherias (-16,7%) e vestuários e acessórios (-21%) amargaram quedas de dois dígitos.
O gerente de Inteligência da Cielo, Pedro Lippi, destaca que os segmentos classificados como essenciais, entre os quais os de supermercados, vêm tendo desempenho superior a 2019 durante a pandemia – comportamento que se repetiu no Dia dos Pais. “Nesse contexto de crise, ter crescimento em relação ao ano passado já é bem destacável”, disse ao G1.
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