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E-commerce: consumir é fornecer valor

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Um bom produto ou marca vai além de apenas a venda bruta em si. As novidades recentes no mercado, principalmente no e-commerce, reforçam a ideia de que as plataformas e empresas devem focar não somente na comercialização, mas também em formas de gerar valor ao consumidor. O ponto de vista de Doug Bland, vice-presidente Sênior e líder de Consumidores do PayPal, é exatamente esse: “comércio é mais do que fazer compras. É fornecer valor”.

Em artigo publicado nesta segunda-feira (11) na PYMNTS, o executivo discorreu sobre as expectativas para os próximos meses baseado na incerteza econômica no mundo, destacando a guerra entre Rússia e Ucrânia como grande pivô da situação atual. Para ele, empresas de e-commerce estão bem posicionadas para enfrentar a crise pois possuem valor no produto que oferecem.

“Os consumidores estão percebendo que os itens estão custando mais devido a esses vários fatores, mas isso não os impedirá de fazer compras. No entanto, é natural que estes comeceem a procurar maneiras de esticar cada dólar e, ao mesmo tempo, ganhar recompensas. Os consumidores não procuram mais aplicativos de compras, mas sim plataformas de comércio. Os aplicativos de compras geralmente têm um relacionamento de mão única com os consumidores – fora de suas carteiras. As plataformas de e-commerce oferecem um relacionamento de mão dupla, permitindo que os consumidores não apenas façam compras, mas também colham os benefícios ao usar a plataforma”, afirma.

Na visão de Bland, essas plataformas são responsáveis pela criação de experiências mais atraentes ao consumidor durante sua jornada de compra, sendo este um destaque positivo no e-commerce. O “valor”, citado por ele como principal ativo neste momento de dificuldades gerais, é fornecido por este meio em aspectos pré, durante pós-compra.

“Os consumidores podem receber um alerta para um cupom ou recompensa em dinheiro para um item que desejam – isso ajuda a acelerar o ponto de intenção, permitindo que o consumidor entenda o valor da compra do item naquele momento. Ao fazer uma compra, oferecer opções no pagamento pode ser a coisa mais importante que um comprador está procurando. Eles garantiram seu desconto ou recompensa e querem pagar como quiserem. Talvez seja com um método de pagamento tradicional ou talvez um plano compre agora, pague depois (BNPL) que permite estender seu pagamento por semanas ou até meses”, complementa.

Por fim, o executivo da PayPal ressalta a “emancipação” dos consumidores durante o primeiro semestre deste ano, tendo em vista a procura alta sobre o gerenciamento da vida financeira diária. “Seja fornecendo recompensas, novas formas de pagamento que distribuem o valor da compra ou simplesmente permitindo que os consumidores vejam todos os seus gastos em um só lugar, nunca foi tão importante fornecer esses serviços agora – e no futuro”, pontua Bland.

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Fonte: PYMNTS