Logo E-Commerce Brasil

E-commerce brasileiro ganha agilidade no envio de encomendas por meio de sistema de gestão

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) aponta que 93% dos varejistas online utilizam os Correios para efetuar entregas. E justamente para acompanhar o crescimento do e-commerce brasileiro, o Bling, apontado como um dos principais sistemas de gestão do país, buscou fortalecer a integração com os Correios para facilitar o dia a dia dos empresários e reduzir custos. Essa parceria ocorre por meio dos serviços Sigep Web, que simplifica os processos de envio, e do e-Sedex, que oferece preços diferenciados para remessas expressas de mercadorias adquiridas em lojas online.

A loja virtual Orangebox, especializada no comércio de miniaturas, acredita no Bling para simplificar suas entregas. “O Bling facilita nosso trabalho com a integração de pedidos, relatórios, conciliação, enfim, a logística de forma completa”, destaca José Ricardo Nogueira, sócio administrador da Orangebox Miniaturas.

Na integração com o Sigep Web, o ERP envia a Pré-Lista de Postagem (PLP) pelas informações que já constam no sistema, imprime as etiquetas por meio dos pedidos e notas, gera o código de rastreio para acompanhamento, envia por e-mail e atualiza o status automaticamente. Assim, o empresário vai até a agência dos Correios apenas para despachar a encomenda, evitando longas filas de espera.

Mais de 70 mil lojistas online são atendidos pelos Correios atualmente. Atento às necessidades do setor e respondendo à grande demanda de clientes ligados ao e-commerce, o Bling integra também com o e-Sedex,uma alternativa para reduzir custos aos empreendedores do comércio eletrônico. Dessa forma, possibilita ao lojista virtual que ele utilize o serviço próprio para e-commerce, com os mesmos prazos de entrega do Sedex tradicional, mas com preços que podem ser 50% mais em conta.

Segundo o sócio do Bling, Sidney Zynger, a grande vantagem de contratar pacotes próprios para e-commerce são os valores de postagem mais em conta. “O papel do ERP é servir como engrenagem para esses serviços, gerenciando os sistemas para que o empresário economize recursos com o uso do e-Sedex, e ganhe tempo com a praticidade do Sigep Web. Além disso, o lojista pode usar uma série de outras funções que organizam a gestão empresarial, como estoque, fluxo de caixa, faturamento e geração de boletos e notas fiscais”, pontua Zynger.