Redação E-Commerce Brasil

E-commerce brasileiro faturou R$ 61,9 bilhões em 2019, 16,3% acima de 2018

Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020   Tempo de leitura: 2 minutos

O ano de 2019 fechou com alta de 16,3% nas vendas do comércio eletrônico, com faturamento de R$ 61,9 bilhões, enquanto em 2018 foi de R$ 53,2 bilhões. Tal número foi impulsionado pela breve retomada da economia e também pelo fortalecimento do segmento de e-commerce no país. Segundo a Ebit|Nielsen, o número de pedidos no ano também foi maior que no anterior. Totalizou 148,4 milhões de compras em 2019, frente a 122,7 milhões.

Ticket médio menor

Se o faturamento e os pedidos aumentaram, o valor médio do ticket foi menor: passou de R$ 434 para R$ 417, queda de 3,9%. Esse movimento pode ser verificado nos dias do evento da última edição da Black Friday, quando as vendas aumentaram, porém o valor médio de desembolso foi menor na comparação com 2018.

O número final de 2019 superou a projeção do Webshoppers 40º, que era de R$ 59,8 bilhões. “Na análise dos últimos relatórios da Ebit|Nielsen, percebemos uma tendência de aumento do volume de compras via internet. As vendas foram cada vez maiores pelo canal mobile, como aconteceu na Black Friday, com 55% dos pedidos feitos por meio de celulares e tablets. Isso, consequentemente, leva a um tíquete médio menor. Ou seja, temos um crescimento na frequência de compras, impulsionado por categorias de consumo mais dinâmicas”, explica Roberto Butragueño, Diretor de Atendimento ao Varejo e E-commerce da Nielsen Brasil.

E-commerce em ascensão

Vale destacar que esse crescimento no e-commerce deve se manter em 2020, com uma expectativa de faturamento de R$ 74 bilhões — puxado pela entrada de novos players, principalmente do setor de Alimentos e Bebidas. Essas categorias, segundo o pesquisador, têm garantido a participação de um consumidor mais frequente nas compras online.

Próxima edição

No mês de abril será divulgada a 41ª edição do Webshoppers, com mais dados e insights sobre a performance do e-commerce em 2019. Na mesma data ocorrerá o Prêmio Ebit|Nielsen, que reconhece as lojas online que se destacaram no decorrer do ano anterior.

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.