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E-commerce deve crescer 42% no Brasil até 2025; veja dicas do Google para alavancar suas vendas

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Depois de priorizar as vendas digitais ao longo do período mais severo da pandemia, o varejo voltou a concentrar suas forças nas lojas físicas, segundo dados do Google. Na comparação com janeiro de 2021, o início deste ano viu um aumento de vendas totais do varejo de 5,7%, mas uma queda de 26,6% se considerado apenas o e-commerce.

Isso, no entanto, não significa que as grandes marcas podem deixar o digital em segundo plano. Uma pesquisa feita pelo Google com a Euromonitor analisou o comportamento dos consumidores em relação ao varejo e mostrou que mais da metade dos brasileiros se preocupam apenas com ter o produto que desejam — independentemente de ter sido comprado online ou offline. A previsão é de que, até 2025, o e-commerce cresça 42% no país, com o varejo sendo responsável por 39% desse crescimento de vendas.

Confira a seguir dicas do Google para alavancar seu negócio:

1 – Entenda o que é sucesso para o seu negócio e crie metas

Qual é o seu objetivo com a digitalização? Segundo o Google, essa pergunta precisa ter respostas muito claras se você deseja que esse processo seja sustentável e duradouro. É importante saber o que sua empresa espera alcançar, definir suas metas e criar um plano de como cumpri-las para que, assim, as expectativas estejam alinhadas com a estratégia adotada.

A empresa afirma que a semente da digitalização não pode ser plantada somente em quem está propondo essas mudanças, mas deve ser incorporada na cultura da empresa, em todas as instâncias e setores. A princípio, estratégias de sazonalidade são uma boa porta de entrada para investimento no digital, mas resultados robustos e efetivos demandam um processo contínuo e levado adiante por toda a organização.

2 – Meça seus resultados

Você sabe dizer quantas pessoas viram um outdoor da sua empresa e por isso foram até a loja? Ou qual promoção do flyer ou do comercial de TV fez com que o consumidor decidisse fazer a compra? Medir resultados é fundamental para criar estratégias de marketing bem-sucedidas, e o digital é muito mais eficiente nesse quesito, aconselha a empresa.

É possível medir não só as vendas e interações no online, mas também ter uma dimensão de como a estratégia digital impactou o offline, como visitas às lojas que aconteceram depois de alguma busca na internet, ou quantas vezes uma pessoa clicou em “como chegar” depois de ver um anúncio, por exemplo.

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De acordo com o Google, uma mensuração bem-feita pode impactar não apenas sua estratégia de marketing, como também de logística. Com esses dados em mãos, é possível, por exemplo, fazer parcerias mais efetivas com seus fornecedores.

Mas, para fazer isso, a empresa sugere configurar o seu Google Meu Negócio de forma adequada, integrá-lo ao Google Ads, implementar tags de mensuração e respeitar o tempo necessário para que o machine learning traga resultados.

3 – Esteja preparado para expansão e crescimento

Segundo o Google, a digitalização traz novas demandas para todos os setores da sua empresa. Ela vai fazer com que o seu negócio prospere e necessite de mais insumos, pessoas, treinamentos e estrutura.

É importante que todas as áreas estejam alinhadas. Se apenas a equipe de marketing estiver engajada no processo de digitalização e não for acompanhada pela logística, pelo comercial ou pelos recursos humanos, você pode estar criando um problema a longo prazo, e não uma solução para o seu negócio.

De acordo a empresa, para isso, o ideal é ter uma base de dados muito bem integrada e reconhecer que o seu cliente é um só, independentemente de como ele faça as compras — online ou offline. Um dos riscos da falta de integração é criar experiências de consumidor insatisfatórias. E não adianta a experiência começar bem, ela precisa ser positiva durante a jornada completa do consumidor e continuar atrativa ao longo de todo o relacionamento com uma marca.

Por fim, o Google afirma que o pioneirismo é uma característica importante de empresas e negócios que constroem trajetórias de sucesso. Para desenvolver a maturidade digital, o comprometimento do C-Level é fundamental. Para crescer e expandir, é preciso investir, mas sobretudo acreditar no digital.

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Fonte: Google