Logo E-Commerce Brasil

Movimento e-commerce cria aplicativo para evitar fraudes nas compras

Um novo aplicativo, lançado recentemente para Android e iOS, promete ajudar os lojistas a evitarem fraudes em compras online. Chamado Compre & Confie, o software é resultado de uma aliança de 483 lojas no combate contra esse tipo de crime, que ainda preocupa tanto o e-commerce quanto os bancos.

O app funciona como uma autenticação de segurança para compras na web. O usuário recebe uma notificação e decide ou não autorizar a transação realizada com o seu cadastro.

Não é preciso fazer login em cada uma das lojas e-commerce parceiras dentro do aplicativo, pois o perfil do consumidor nesses sites é unificado para facilitar a usabilidade.

A iniciativa é liderada pela ClearSale, uma empresa de segurança digital para compras na web. Entre as lojas participantes estão Casas Bahia, Dafiti, Extra.com, Magazine Luiza, Peixe Urbano e Pontofrio.com.

Pedro Chiamulera, porta-voz do movimento e fundador da ClearSale, conta que não teve problemas ao realizar essa aliança entre varejistas, apesar de muitas delas disputarem o mesmo perfil de consumidor.

“A neutralidade sempre foi muito importante para nós. Sempre fomos cautelosos para não gerar desconforto com ninguém. Depois de 15 anos no mercado com essa postura, a iniciativa tornou-se possível”, afirmou, em entrevista ao portal da revista Exame. Segundo ele, ainda não há planos de enviar notificações com promoções de varejistas aos usuários do app.

O objetivo do Compre & Confie é envolver o consumidor no processo antifraude para evitar problemas com novos métodos usados por criminosos nesse tipo de golpe. “A fraude é muito subjetiva e as pessoas sempre têm medo. Precisamos estar na cabeça do consumidor. Não existe forma melhor de evitar fraude do que a transparência”, disse. “As fraudes estão mais sofisticadas e caras. Não é assim só no varejo, o mundo todo está no digital. Por isso, o usuário final precisa participar.”

Segundo dados da Febraban, os bancos brasileiros perderam 1,8 bilhão de reais com fraude eletrônicas em 2015.

Outro desafio a ser vencido pelo aplicativo é a desinstalação. Ao contrário do que acontece com os apps de lojas, que são instalados por contra de promoções, o Compre & Confie almeja um relacionamento de longo prazo com o usuário, justamente por oferecer a promessa de segurança nas compras online.

Fonte: Exame