Acesso rápido
  Redação E-Commerce Brasil

Três dicas da adidas para tornar o marketing digital do seu e-commerce mais efetivo

Terça-feira, 27 de março de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

Muito e-commerce se preocupa com os números e a performance de suas ações de marketing digital, e quando o resultado não é favorável, surge uma série de dúvidas e questionamentos, tentando apontar um culpado pelo resultado apresentado.

Em muitos desses casos o erro poderia ter sido evitado se os profissionais conhecessem melhor o seu público-alvo e analisassem os dados fornecidos por eles. John Panighel, gerente sênior de CRM e marketing digital da adidas, falou sobre o tema no Congresso Ads&Performance.

Tenha metas e objetivos claros

Segundo o especialista, o primeiro passo para o sucesso é estabelecer objetivos, ou seja, onde o lojista quer chegar. Comece definindo o que, de fato, você considera uma conversão. Para alguns, pode ser o fechamento de uma venda, para outros a assinatura de newsletter ou até mesmo conseguir os dados de um possível cliente. “Para mim, encontrar a minha loja já e uma conversão”, afirmou John.

Um ponto interessante, com o qual as organizações precisam ficar atentas, é o fato de a geração dos millennials não gostar de passar informações e dados pessoais para as empresas.

Por isso, pedir a um indivíduo desse grupo para preencher um formulário em troca de um webinar ou algum material exclusivo da sua empresa pode não ser a melhor estratégia.

Para o gerente da Adidas uma maneira bem interessante e efetiva de impactar esse público é por meio do envio de SMS. “Se você mandar uma mensagem de texto, os millenials vão abri-la 90% das vezes. Esse é o novo canal de comunicação”, cravou John.

Além de definir as metas e objetivos, é importante escolher também as maneiras como você vai mensurar todos esses dados, seja contabilizando as vendas, o número de visualizações ou curtidas e compartilhamentos nas redes sociais, por exemplo.

Descubra quem é seu verdadeiro cliente

Não adianta querer aumentar a presença do seu e-commerce no mercado se você não souber de fato quem é o seu cliente. John deu exemplo de algumas perguntas básicas que precisam ser respondidas para tornar qualquer campanha realmente efetiva. Veja abaixo:

Agora que você já conhece seu público-alvo, chegou a hora de pensar qual a melhor forma de se comunicar com ele. Para isso, é essencial entender qual o ponto da jornada que cada consumidor está.

Você pode ter clientes que ainda estão no processo de conhecimento da sua marca, os que já confiam na sua empresa e apresentam forte intenção de fazer uma compra e outros que são verdadeiros promotores e advogados da marca – e até indicam o produto e serviço da sua loja para outras pessoas.

Durante a palestra, o gerente da adidas mostrou um modelo de funil de marketing indicando a melhor forma de impactar cada cliente de acordo com o estágio no qual ele está. Veja:

“É importante que você tenha esse funil para começar a pensar no seu público-alvo de maneira mais efetiva. Você precisa analisar a jornada do cliente e entende-la para vender melhor”, ressaltou John.

Integre os canais de comunicação da sua marca

O executivo também citou algumas táticas que a Adidas utilizou para se conectar com seus consumidores, entre elas a integração do online com o offline.

John contou uma ação que a marca fez em parceria com o Google no Canadá. Todos os usuários que tinham realizado pesquisas pela marca Adidas na internet foram identificados e, por meio da geolocalização, direcionados para lojas físicas da Adidas. De acordo com o executivo, com essa ação a empresa conseguiu levar 16 mil pessoas para os pontos de venda físicos.

Isso mostra que, ao contrário do que muitas empresas pesam, o digital não é inimigo do varejo físico, nem pretende tomar seu lugar. As organizações devem se empenhar em desenvolver campanhas que conectem os ambientes on e off-line ao invés de pensar neles de formas separadas.

No final da palestra John ressaltou três tópicos importantes que os profissionais de marketing precisam ter em mente:

Por Bianca Borges, da redação do Digitalks

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.