Logo E-Commerce Brasil

Conferência Sul: o mercado e as oportunidades para o e-commerce na região

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A Conferência E-Commerce Brasil SUL 2016 começou na terça-feira, 17, em Porto Alegre. Em sua quinta edição, a Conferência levará ao palco os principais players locais e nomes importantes do varejo brasileiro. O evento reunirá 600 congressistas nos dias 17 e 18 de maio de 2016.

Quem abriu as palestras foi Pedro Guasti, VP de Relações Institucionais – Buscapé Company. O executivo mostrou como está o mercado, as tendências do setor e o atual comportamento do varejo online. “Quero ajudar apresentando números que detalham como o avanço tecnológico está mudando o comportamento das pessoas. Para se ter uma ideia 27% dos brasileiros consomem conteúdo da TV e internet simultaneamente. Já 51% dos consumidores fazem uma busca após serem impactados por um anúncio de TV”, lembra Guasti.

Panorama Mundial do e-commerce
Em 2015, as vendas no e-commerce global foi de US$ 1,67 trilhões. O share foi de 7,3% sobre vendas globais no varejo. Em 2019, a previsão é de dobrar as vendas no e-commerce e share de 12,4%.

Como foi o Brasil em 2015 e o perfil do consumidor no Sul
– Foram 106.5 milhões de pedidos, sendo 39,1 milhões de e-consumidores.
– Média de pedidos (anual) de 2,7.
– Temos aproximadamente 100 milhões de acessos a web com smartphone.

13249593_278830025793325_238903329_n

“O varejo vive a maior e mais profunda transformação. Comprovei isso na NRF 2016. A entrada da geração Millenium no mercado de trabalho está revolucionando todo o mercado. Mas para aproveitar isso é necessário entender o processo de compra em todas as etapas, pois o consumidor enxerga o Brand e não os canais”, finaliza Guasti.