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E-book: Estoque eficiente é lucro certo

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

As pequenas empresas têm muitos desafios para garantir o sucesso de seus negócios. Um deles e, provavelmente, o que gera maior impacto na sua receita e no seu faturamento é o estoque.

Uma gestão eficiente dos produtos estocados preserva o capital de giro da empresa e ajuda a movimentar o fluxo de caixa. E como fazer isso? A resposta varia de acordo com a realidade do empreendimento, mas algumas medidas são universais e podem fazer a diferença no final do mês.

O primeiro passo é traçar uma previsão assertiva de vendas, antes de definir o volume de itens a serem comprados. Nesse caso, deve-se ter o cuidado para não superestimar as vendas, principalmente quando se trata de datas especiais, como o Dia das Crianças ou a Black Friday, por exemplo.

Um erro de estimativa pode levar o lojista a ficar com mercadoria excedente estocada após a temporada. O preço e a qualidade dos produtos também devem ser levados em conta. Itens de alta qualidade e que custam acima do poder de compra do público alvo da loja podem reduzir as vendas e ameaçar o faturamento.

O sucesso de vendas, em datas comemorativas ou não, também depende do seu controle diário, semanal e mensal. Esse elemento é uma peça chave para indicar a sazonalidade das mercadorias e, consequentemente, ajudar na precificação.

Assim, quando os itens saem de estação ou perdem o apelo daquele período específico, o lojista pode abraçar um recurso famoso e eficaz: a liquidação. No entanto, é preciso estar atento à margem de lucro dos produtos para saber qual o valor mínimo de venda de cada um deles. Dessa forma, além de escoar o volume estocado, a empresa não perderá dinheiro.

Para atrair os consumidores ao e-commerce, o segredo é ofertar produtos atraentes e com preços convidativos para os públicos alvo. Uma vez que o potencial comprador já está no site, a loja pode indicar outros itens relacionados e até oferecer descontos progressivos. Outra prática bem sucedida é o desconto na compra para pagamentos à vista, o que garante retorno rápido para o lojista.

É fato que uma boa gestão de produtos é essencial para a saúde financeira da empresa, garantindo a aplicação correta dos recursos e a lucratividade do negócio. Para ajudar os lojistas na gestão inteligente dos seus estoques, principalmente em datas especiais, o Mercado Pago, empresa de soluções de pagamento, lançou um Guia Prático que você pode conferir na íntegra acessando o link: https://www.mercadopago.com/org-img/MLB/design/2016/m_pago/guia-gestao-estoque-mercado-pago.pdf.