Do Chuí ao Oiapoque - O melhor vendedor do Brasil pode estar na sua cidade
Foi dada a largada, em Belo Horizonte, para a expedição "O Melhor Vendedor do Brasil". São 55 dias de viagem e mais de 11 mil km percorridos do Chuí ao Oiapoque a bordo de um motor home empreendedor. O motivo da aventura? Descobrir o Brasil que dá certo. Conhecer empreendedores, comerciantes, feirantes e vendedores que botam pra quebrar apesar das adversidades do nosso país. No roteiro estão ruas do comércio, projetos de revitalização, feiras, shoppings e pequenos lojistas que fazem a diferença. Enquanto o turismo, a cultura e a culinária serão pano de fundo desta expedição de conhecimento e aprendizado.
A expedição em busca do “O Melhor Vendedor do Brasil” é uma aventura inovadora realizada pela primeira vez no país. O especialista em varejo Fred Rocha, seu pai, Mauro Rocha, o motorista apaixonado por fotografia, e o especialista em vendas Leandro Branquinho seguirão a trilha do sucesso apresentando o que há de inovação, criatividade e força de vontade no comércio.
Este projeto tem o oferecimento do Mercado Livre - site líder em audiência de e-commerce no Brasil - e do E-Commerce Brasil, reconhecido como principal fomentador do comércio eletrônico no país.
"Nós acreditamos no exemplo, e ao contarmos histórias do varejo e de vendas vamos inspirar aqueles que estão sofrendo por algum desconforto econômico. Queremos mostrar exemplos locais para despertar a vontade de melhoria contínua. Por meio de bate papo, palestras, workshops e registros da nossa caminhada iremos atingir nosso objetivo, que é fomentar o espírito empreendedor e a vontade de encantar clientes. Esta é a nossa causa", destaca Fred Rocha.
Ao longo da viagem, já estão agendados mais de 10 seminários gratuitos para o comércio em parceria com o SEBRAE de estados como Goiás, Pernambuco, Pará e Amapá. Os eventos envolverão mais de 10 mil pessoas que ganharão brindes e guias sobre vendas na internet.
"Apesar de todo o conhecimento adquirido durante os 16 anos de vida e ser uma empresa do século passado, ainda somos e trabalhamos como uma startup. Por esse motivo, o empreendedorismo e o comércio eletrônico estão no DNA do Mercado Livre. Não podíamos ficar de fora dessa viagem que irá misturar trocas de aventura, conhecimento e negócios inusitados", conta Daniel Aguiar, gerente sênior de Marketing do Mercado Livre Brasil.
O E-Commerce Brasil também destaca a inovação do projeto. "Este é o jeito inédito que encontramos, junto com o Fred Rocha e o Mercado Livre, de contarmos as histórias de centenas de varejistas e vendedores que fazem, com maestria e genialidade, o varejo online no Brasil", destaca Vivianne Vilela, diretora comercial da empresa.
Fred Rocha é consultor especialista em varejo e consumo, fundador do Varejo Show e criador do primeiro Reality Show de vendas do Brasil. Já fez diversas viagens internacionais para descobrir o que há de inovação pelo mundo. É um dos maiores e mais inovadores palestrantes de varejo do Brasil.
Leandro Branquinho publicitário, especialista em vendas, colunista da Revista Venda Mais, autor do programa Rádio Vendas (veiculado em diversas emissoras pelo país), Colaborador de grandes portais como o A Magia do Mundo dos Negócios e o Falando de Varejo. É apaixonado por atendimento e criatividade em vendas. Colecionador de histórias do comércio e um dos maiores palestrantes de vendas do Brasil.
Mauro Rocha é ex-comerciante, piloto profissional, paraquedista, piloto de avião e um aventureiro nato. Apaixonado por fotografia, já fez uma viagem como esta pela América do Sul quando Fred Rocha tinha apenas 10 anos. Agora, repete a dose como comandante da viagem, das filmadoras e máquinas fotográficas.
Para a viagem, o trio conta com um Motor Home carinhosamente apelidado de ''Tartaruga Ninja''. O modelo foi projetado na Alemanha e é um clássico no seu segmento.
Além de missão de vida, a viagem é para Fred Rocha a realização de um desejo pessoal, que é viajar com o pai, de quem herdou a paixão pelas viagens e pela aventura. “Queria passar mais tempo com meu pai, já que trabalho muito e vivo viajando e este projeto foi uma forma de inseri-lo no contexto e de compartilhar com ele um pouco do meu dia a dia”, destaca Fred.
A escolha do Melhor Vendedor do Brasil
O projeto concederá ainda um prêmio simbólico, que reconhecerá ''O melhor vendedor do Brasil''. Segundo Branquinho, é importante a busca do reconhecimento, pois vendedores e lojistas vão se especializar cada vez mais. “O Brasil que dá certo servirá como fonte de inspiração para o Brasil que passa por algum tipo de dificuldade”, destaca o especialista.
Após as indicações de cada categoria participante, a organização fará uma triagem para definir as normas desta eleição. Com esta seleção inicial, serão indicados 10 participantes finalistas. Logo após esta seleção, o público poderá votar pela internet e escolher os melhores. Todos os finalistas receberão medalhas e certificados. O primeiro colocado vai receber o prêmio no dia 26 de julho, em São Paulo, no maior evento de varejo eletrônico do país: o Fórum E-Commerce Brasil.
Se você conhece o melhor vendedor, nos apresente!