Startup inova mais uma vez oferecendo financiamento de estoque com condições de pagamento diferenciadas. O foco está nos e-commerces, mas empresas de saúde, SaaS e alimentação já estão entre os clientes
A Divibank, fintech de crédito nascida em 2020 para acelerar o crescimento de pequenas e médias empresas com capital não-dilutivo, apostando em um modelo de pagamento que cobra porcentagens dos faturamentos mensais de seus clientes e não parcelas fixas, amplia seu portfólio e lança solução dedicada ao financiamento de estoque para empreendimentos dos mais diversos segmentos. O produto de Financiamento de Estoque chega como novidade na participação da Divibank no Fórum E-Commerce Brasil 2022.
O produto, voltado para empresas que precisam lidar com a compra de insumos e produtos prontos para consumo, tem critérios simples para ser requerido junto à Divibank. Após a solicitação do cliente, a proposta é analisada por meio de Inteligência Artificial e algoritmos próprios para definir, de maneira customizada, qual é a melhor proposta de investimento. Com contrato assinado e o aporte liberado, o cliente garante matéria-prima e mais estoque à vista, podendo pagar por eles à medida que aumenta seu faturamento – sem comprometer seu fluxo de caixa.
A iniciativa de colocar esse produto para o mercado surgiu depois de uma análise dos clientes da Divibank, que, ao aumentar o volume de vendas de suas lojas, passaram a sofrer com a falta de produtos. “Pensando na saúde do fluxo de caixa desse público, adaptar o custo de estoque ao modelo de compartilhamento de receita foi a solução que encontramos para não deixar os nossos clientes com dinheiro parado antes de vender suas mercadorias. Além disso, com as flutuações no mercado e maiores dificuldades de captação de recursos, entendemos que é o momento de proteger o ‘valuation’ de nossos clientes para ajudá-los a crescer mais rápido para captar no momento certo”, explica Jaime Taboada, CEO da Divibank.
“Estamos muito felizes em proporcionar o crescimento de startups e PMEs com este novo produto, que é uma alternativa sustentável para eles, sempre protegendo seu quadro societário”, afirma Jaime. “Inicialmente lançamos este produto apenas para nosso portfólio existente, mas desde que comunicamos a novidade vimos adesão não só de e-commerces mas também de empresas do ramo de alimentação e saúde. Então nossa missão segue transformando a realidade de cada vez mais empreendimentos”.
Os números da startup confirmam as impressões e expectativas de Jaime. Desde que o novo produto de financiamento de estoque foi lançado, a Divibank já viu forte adesão de seu portfólio de clientes, ainda que o mercado tenha outros players. A startup sai na frente por contar com o compartilhamento de receita – que não compromete o fluxo de caixa da empresa -, a velocidade de análise e liberação e, principalmente, a possibilidade de recorrência de operações sem a mesma burocracia de outras instituições. Associado ao primeiro produto da Divibank, o financiamento de campanhas de marketing digital, o financiamento de estoque é um bom complemento para empresas que precisam se preparar para momentos aquecidos do varejo, como Black Friday e Natal.