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Disposição do consumidor para gastar deve permanecer alta no 1º TRI

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Após o melhor Natal para o varejo desde 2014, as vendas neste trimestre ainda devem se manter aquecidas. De acordo o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Consumo (IBEVAR), a estimativa de crescimento é de 5,87% no primeiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação com o quarto trimestre de 2019, a projeção é que as vendas cresçam 1,01%.

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Seguimentos de maior avanço

Segundo o levantamento, o segmento de móveis e eletrodomésticos deve ter um avanço mais significativo, com 9,80% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2019. Seguido de artigos de uso pessoal e domésticos (7,66%), automóveis, motos, partes e peças (6,81%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e perfumaria (5,53%).

Evolução das Vendas no Varejo Ampliado – Previsão

* Vendas reais – varejo ampliado – índice dessaz. (média 2014 = 100) – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Pesquisa Mensal de Comércio (IBGE/PMC)

Seguimentos em queda

Algumas categorias que devem apresentar queda neste trimestre são livros, jornais, revistas e papelaria (-11,44%) e escritório, informática e comunicação (-0,87), comparado com o período do ano passado.