Logo E-Commerce Brasil

Dicas para conquistar a confiança do seu cliente no momento da compra

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Você sabia que 94% dos consumidores não compram de empresas com má fama no mercado? Pois, acredite se quiser: o dado evidencia o quanto é importante conquistar a confiança do cliente para vender e fidelizar. Afinal de contas, ninguém quer arriscar fazer negócios com marcas suspeitas e correr o risco de perder dinheiro e dados pessoais, não é mesmo?

Nesse contexto, o destaque vai para os reviews porque funcionam como prova social. Ao perceber que outros consumidores tiveram boas experiências com a marca, o cliente se sente mais seguro para comprar. Mas não é só isso!

A seguir, vamos explicar melhor a importância dos reviews e dar algumas dicas para conquistar a confiança do cliente. Confira!

Como os reviews contribuem para conquistar a confiança do cliente?

Imagine que você vai fazer uma compra pela primeira vez em um e-commerce. Para não correr o risco de cair em golpes, é comum pesquisar sobre a reputação da marca, concorda?

As avaliações são espécies de atestado de confiança, pois mostram se o e-commerce cumpre o que promete — entrega no prazo, produtos bem embalados, trocas de itens com defeitos ou avariados e por aí vai.

Os reviews de produtos também são importantes porque influenciam nas decisões de compra. Se você está na dúvida se compra o celular X ou Y, por exemplo, pode ficar de olho nas avaliações para fazer escolhas mais certeiras.

Vale comparar notas, observar quais são as principais reclamações e elogios dos usuários, identificar os atributos fundamentais para o seu dia a dia etc.

É por isso que os reviews contribuem para conquistar a confiança do consumidor. Olha só alguns dados de pesquisas que comprovam a importância das avaliações no e-commerce:

  • 85,57% dos consumidores leem comentários com frequência ou muita frequência antes de fazer compras pela internet (Horizon Research Publishing);
  • 85,65% desses consumidores comparam críticas negativas e positivas (Horizon Research Publishing);
  • 11,54% dos consumidores que leem avaliações afirmam que uma única avaliação negativa pode impedir uma compra (Horizon Research Publishing);
  • 18,27% dizem que um único comentário positivo pode motivar uma compra (Horizon Research Publishing);
  • 85% dos consumidores confiam nas avaliações feitas na internet da mesma forma que confiam em recomendações de pessoas conhecidas (Brightlocal);
  • produtos com reviews — positivos e negativos — podem vender 270% mais se comparado aos itens sem nenhum comentário (Spiegel Research Center);
  • a probabilidade de compra de produtos com reviews verificados é 15% maior que itens com avaliações anônimas (Spiegel Research Center);
  • anúncios que exibem a classificação de estrelas do vendedor abaixo do título recebem 17% mais cliques (Google Inside AdWords);
  • consumidores podem gastar 31% mais em empresas que tenham boas avaliações (Brightlocal).

Números interessantes, não é mesmo? Mas vale ressaltar que os reviews só geram confiança quando eles são verdadeiros e verificados. Então, é fundamental investir em uma ferramenta transparente que colete apenas avaliações de consumidores que tiveram experiências reais com o produto, serviço ou marca. É assim que funciona a RA Trustvox.

A RA Trustvox é uma plataforma independente que coleta, audita e publica reviews verdadeiros e verificados. Como o lojista não tem autonomia para editar ou excluir comentários, o processo se torna ainda mais confiável perante os olhos do cliente.

Existem outras formas de conquistar a confiança do cliente?

Não adianta abrir espaços para reviews, mas pecar no atendimento ao cliente, não é mesmo? O fato é que a confiança precisa ser conquistada dia após dia com pequenas atitudes.

Portanto, além dos reviews, existem diversas outras estratégias fundamentais para transmitir credibilidade e fazer com que o consumidor se sinta seguro para fazer compras no seu e-commerce. Veja algumas dicas:

  • invista em branding;
  • faça boas descrições dos produtos à venda e inclua fotos reais;
  • ofereça um atendimento ao cliente de qualidade;
  • mostre que você é expert no seu nicho;
  • pense na usabilidade da loja;
  • proporcione segurança na compra;
  • cuide da experiência do cliente;
  • seja honesto e prometa apenas o que pode cumprir;
  • comunique-se com o cliente, reconheça erros e invista em melhoria contínua;
  • respeite os direitos do consumidor;
  • presenteie o cliente em datas especiais, como descontos no mês do aniversário;
  • lembre-se do pós-vendas;
  • aplique estratégias de marketing;
  • produza conteúdos úteis e relevantes.

Conquistar a confiança do cliente é fundamental para converter vendas e fidelizar. Nesse contexto, os reviews merecem atenção especial porque melhoram a experiência do consumidor, influenciam as decisões de compra e garantem segurança ao consumidor.

No entanto, lembre-se de que as avaliações precisam ser verdadeiras e verificadas, combinado? A RA Trustvox é a parceira ideal nesse momento porque é uma plataforma independente de reviews que constrói confiança. Vale a pena conhecer!

Leia também: Omnicanalidade e bom atendimento são as apostas para 2022, dizem especialistas.