Logo E-Commerce Brasil

Após Dia dos Solteiros, AliExpress entrega pedidos em 6 dias no Brasil

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O AliExpress entregou compras feitas durante o festival 11.11, o Dia dos Solteiros, em dezenas de municípios brasileiros em prazos inferiores a uma semana, conforme atestam relatórios de logística da empresa.

Itens como eletrônicos, roupas e artigos esportivos adquiridos em 11 de novembro de fabricantes na China foram entregues a compradores em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais já no dia 17 de novembro.

Segundo a empresa, a velocidade nas entregas é possível graças aos quatro voos fretados semanais, que conectam o Brasil às lojas internacionais presentes no marketplace AliExpress. Para reduzir prazos, o serviço de e-commerce embarca todos os pacotes com destino ao Brasil já separados de acordo com a região geográfica de seu destino final.

Ainda durante o transporte aéreo, arquivos digitais são enviados à alfândega com os dados de cada pacote que entrará no país, permitindo o desembaraço eletrônico na chegada. Uma vez em território nacional, os pacotes são enviados com prioridade ao seu destino final pelos Correios, parceiro logístico com maior rede de transporte e presença em 100% das cidades brasileiras.

Leia também: Dia dos Solteiros: Alibaba ostenta vendas de mais de US$ 74 bilhões

Expansão do Aliexpress no Brasil

De acordo com a varejista, no último ano, o volume de compras de brasileiros no AliExpress cresceu exponencialmente, o que colabora para a otimização da logística. No dia 11 de novembro deste ano, data do festival de ofertas, as vendas anotadas no Brasil foram 100% maiores que as registradas na mesma data do ano anterior.

As entregas em uma semana no Brasil estão em fase inicial e, gradativamente, serão expandidas para novas regiões e cidades. Em muitos casos, entregas podem demorar até 30 dias para chegar ao consumidor, dependendo da localidade do Brasil onde vive.

Segundo Yan Di, country manager do AliExpress no Brasil, as melhorias em logística e distribuição são um ganho permanente para a operação brasileira. “Os quatro voos fretados semanais fazem, agora, parte de nosso dia a dia e não são uma excepcionalidade motivada pelo festival 11.11”, explica.

Além das entregas mais velozes, novas formas de pagamento parcelado e sem juros foram introduzidas, a oferta de produtos com frete grátis foi ampliada para centenas de milhares de itens, e a possibilidade de devolução de encomendas sem custos para um endereço no Brasil simplificou a troca de produtos.

Ainda segundo o Aliexpress, o uso de tecnologia intensiva e a maior escala das aquisições feitas por brasileiros permite, por exemplo, que compras feitas durante a Semana Black Friday, que dura até essa sexta-feira (27), no Brasil, sejam entregues para os usuários antes das festas de Natal.

Leia também: “A China é o futuro do Brasil no e-commerce”, afirma diretor do Aliexpress