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Dia dos Namorados: PMEs faturam R$ 262,5 milhões no e-commerce, afirma Nuvemshop

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Caixa de presente embrulhada em papel de bolinhas e laço branco no topo ao lado de rosas com de rosa
Imagem: reprodução

Após o dia dos namorados, as PMEs registraram um faturamento online de R$ 262,5 milhões, segundo dados do levantamento realizado pela Nuvemshop. O resultado reflete um aumento de 35% na comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Os dados consideram as vendas que aconteceram no período de três semanas antecedentes à data.

Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma na Nuvemshop, afirma: “o faturamento com o período cresceu nos últimos anos e já é um dos maiores responsáveis pelas grandes movimentações do setor no segundo trimestre”.

Para o executivo, isso demonstra que a data, cada vez mais, se consolida como uma das principais para o varejo online. 

Os produtos da vez

Mais de um milhão de pedidos foram feitos, uma média 34% superior com relação ao ano de 2023. Um destaque para os dispositivos mobiles – celulares e tablets –  que representam 80% dos pedidos feitos. 

Os segmentos mais tradicionais seguem em alta. As categorias com maiores faturamentos foram: moda (R$ 92,5 milhões), saúde & beleza (R$ 23,5 milhões) e acessórios (R$ 16,5 milhões). Para os produtos, com um ticket médio de R$ 251, os mais vendidos foram regatas, calças jeans, óculos de sol e acessórios.

Vale a pena ficar de olho

Com relação aos estados de maior destaque para as PMEs, cinco se consolidam como principais:

  • São Paulo (R$ 128 milhões);
  • Minas Gerais (R$ 24,5 milhões);
  • Rio de Janeiro (R$ 18,5 milhões);
  • Santa Catarina (R$ 17 milhões);
  • Ceará (R$ 14 milhões). 

Quanto aos meios de pagamento, o pix aparece como a opção preferida dos consumidores e foi usado em 46% dos pedidos – sendo a segunda vez no ano que ultrapassou o cartão de crédito (44%). 

“Os lojistas apontam que a redução do faturamento é um problema comum nesse período do ano. E para reverter isso, eles devem aproveitar essas datas comemorativas para realizarem promoções que conectem com o tema e o público-alvo”, conclui o gerente de desenvolvimento.