Logo E-Commerce Brasil

Dia dos Namorados: compras via dispositivos móveis crescem 51%

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Um estudo que analisou o comportamento dos consumidores nos e-commerces no Dia dos Namorados revelou que o uso dos dispositivos móveis ganhou o público. O número de pedidos finalizados por meio deles apresentou aumento de 51%, sinalizando que, com a ajuda de aplicativos e sites responsivos, o celular vem ganhando espaço ante o computador.

O levantamento foi realizado pela All iN | Social Miner, em parceria com Clearsale e Octadesk, e com o apoio da Tray, da Escola de E-commerce e do Opinion Box.

E os consumidores parecem estar se planejando mais antes de comprar. Eles anteciparam a busca por ofertas, e o maior pico de visitas e de cadastros se deu quando ainda faltava um mês para o evento — na segunda quinzena de maio. Consequentemente, o pico de vendas foi em maio, e houve um aumento considerável no consumo também na semana do dia 12.

A categoria preferida pelos que presentearam a pessoa amada foi Moda e Acessórios — tanto antes quanto durante o evento —, seguida por Farmácia e Saúde, Beleza, e Bebidas.

Dentro dessas categorias mais consumidas, um levantamento sobre intenções de compra no evento realizado pelo Semrush, apontou que os produtos mais procurados pelos apaixonados foram flores, com mais de 239, mil buscas, aliança de compromisso, com cerca de 66 mil buscas, e chocolates, duas mil. Isso em um comparativo entre maio de 2020 e abril deste ano. O termo dia dos namorados somou um total de 90,5 mil buscas só em abril, crescimento de mais de 233% em relação a março, por exemplo.

O valor médio investido nos presentes foi de R$ 516,17, e registrou-se um aumento de 11% no volume de compras feitas exclusivamente com cartão de crédito — que saltou de 5,8 milhões no ano passado para 6,4 milhões agora em 2021, de acordo com a Clearsale.

O faturamento com o evento — só considerando as compras pagas com cartão — bateu R$ 3,3 bilhões. No comparativo com o montante alcançado no ano passado (R$2,6 bilhões), o crescimento neste ano chega a 28%.

Golpes no Dia dos Namorados

Os resultados alcançados pelos e-commerces foram muito positivos, mas o levantamento ressalta que, quanto mais os números avançam para melhor, mais chamam a atenção dos golpistas. Neste ano, em comparação com o ano passado, dados da Clearsale revelaram que o número de tentativas de fraude cresceu 90%. A quantia de dinheiro salvo foi R$ 116,48 milhões.

Os celulares seguem sendo os produtos mais visados pelos fraudadores e, desta vez, as bebidas passaram na frente dos eletrônicos, assumindo o segundo lugar na lista.

Em busca de atendimento personalizado

Ainda segundo a pesquisa, as pessoas têm falado mais com as empresas, tanto que, durante o evento deste ano, foi registrado um aumento de 129% no volume de tickets de atendimento abertos em relação ao número registrado no período equivalente do ano anterior. O Whatsapp se destacou como o maior canal de atendimento ao subir 13 pontos percentuais (pp) do ano passado para cá, enquanto o uso do e-mail para entrar em contato com os e-commerces caiu 15 pp.

Leia também: E-commerce dá fôlego a embalagens e faz setor crescer acima da média do PIB