Logo E-Commerce Brasil

Dia do Consumidor movimenta e-commerce

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A cada ano, o Dia do Consumidor – que desta vez será celebrado em 16 de março – consolida-se como uma espécie de “Black Friday do primeiro semestre”, disputando espaço no comércio eletrônico com outras datas importantes, como o Dia das Mães.

Segundo o comparador de preços Buscapé, idealizador da comemoração no Brasil, cerca de 650 lojas on-line aderiram ao Dia do Consumidor no ano passado, o que movimentou em torno de R$ 200 milhões em vendas apenas nesse dia. Para este ano, a expectativa é alcançar R$ 230 milhões.

O diretor executivo da Rebellion, Fernando Mansano, explica que a comemoração é interessante tanto para os clientes, quanto para os e-commerce. “Além de grandes descontos, os consumidores podem usufruir de fretes grátis ou brindes, por exemplo. Com essas ações, as empresas mostram as vantagens de se comprar por meio da internet, como agilidade e praticidade, e podem ganhar novos clientes. Todos saem ganhando”, diz.

Daniela Hegueduch, sócia-proprietária da Homedock, e-commerce especializado em móveis e objetos de decoração, pretende presentear seus clientes com descontos de até 50% em diferentes itens do site, entre os dias 15 e 18. “Neste ano, apostamos bastante no Dia do Consumidor. Como temos um histórico de sucesso no período e a data é bastante divulgada, projetamos um acréscimo de 30% nas vendas, em comparação com o mês de março do ano passado”, diz.

A data

O Dia do Consumidor foi criado por John Kennedy, então presidente dos Estados Unidos, em 1962, e foi reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para valorizar os direitos dos compradores. No Brasil, o dia começou a ser comemorado pelo e-commerce em 2014, para promover melhores oportunidades entre os varejistas e os consumidores.

A comemoração nacional acontece sempre na quarta-feira após o dia 15 de março. “Esse dia da semana foi escolhido para facilitar o planejamento e a execução das operações de vendas on-line. Na última edição, o Dia do Consumidor conseguiu mais adeptos e aumentou seu reconhecimento”, explica Mansano.