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  Redação E-Commerce Brasil

Dia do Consumidor é bem-visto por 80% dos internautas

Friday, 18 de March de 2022   Read time: 4 minutes

O Dia do Consumidor, que aconteceu esta semana, no dia 15 de março, foi visto de forma positiva pelos consumidores digitais. De acordo com a Vert.se Inteligência Digital, 80% dos internautas que responderam a pesquisa têm sentimentos positivos sobre a data, o que é mais do que os que tem sentimentos positivos sobre a Black Friday.

Entre os termos de busca, segundo a análise, os mais destacados foram “Dia do Consumidor” e “Semana do Consumidor”, mas “descontos”, “ofertas”, “promoções”, “cupom” e “compras” orbitaram entre os mais procurados. “Com relação aos termos, ‘frete grátis’ e ‘sorteio’ também apareceram muito”, analisa Carol Zaine, CEO da Vert.se.

Perfil dos internautas

O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 15 de março. No total, foram analisados 46.836 publicações nas redes sociais e o maior pico de interações aconteceu exatamente no dia 15, com 15.105 menções (32,25% do total). “Procuramos entender os sentimentos e como o consumidor percebeu a data e os dias que a antecederam, analisando discussões em redes sociais”, conta Carol.

A Vert. se observou que as mulheres estiveram mais ativas nas redes sociais. Elas iniciaram 50% das conversas no dia 15, contra 22% dos homens. Os demais 28% foram posts gerados por organizações.

Com relação ao dispositivo usado, 77% das publicações foram feitas por smartphones. “Esse é um padrão semelhante ao da navegação em geral, mas que evidencia a necessidade de qualquer conteúdo ou promoção estar otimizado primeiramente para celulares”, considera a executiva. Ela acrescenta que, em 2019, a pesquisa TIC Domicílios indicou um total de 59% dos brasileiros acessando a internet apenas pelo celular.

imagem de um smartphone representando superapps

Marcas mais buscadas

Quando analisados os principais publicadores, de acordo com Carol, os perfis mais ativos foram grandes marcas varejistas, como Havan, Magazine Luiza e Boticário, além de e-commerces especializados, como a Grão de Gente, voltada para o mercado infantil, ou CVC, do setor de serviços.

“Essas marcas citadas são as que fizeram publicações consideradas mais quentes e com grande repercussão, além de possuírem maior número de seguidores. Também vale referência ao perfil do Cruzeiro, time de futebol de Minas Gerais. Ele apareceu muito por conta de posts em parceria com a Buser, plataforma que intermedia viagens de ônibus”, avalia a CEO da Vert.se.

Conforme o levantamento, é possível destacar os posts de Banco do Brasil, Sicoob e Santander, com dicas de segurança para compras online e alertando os consumidores para eventuais fraudes ou promoções enganosas. Também aparecem com destaque Reclame Aqui e Light, no que diz respeito à renegociação de dívidas.

Leia também: iFood aumenta o ganho dos entregadores parceiros da plataforma a partir de abril.

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