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Dia do Consumidor: executivo da Amazon fala sobre o preparo dos sellers

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

15 de março, Dia do Consumidor. Uma pesquisa rápida no Google Notícias vai te mostrar uma infinidade de conteúdos relacionados às promoções que o consumidor pode aproveitar hoje e ao longo da semana, as principais dicas para não cair em fraudes e também as melhores formas de saber se está realmente pagando menos por algo.

Mas e com relação ao lojista? Quais são as dicas para que ele venda bem na data?

Na realidade, para qualquer data importante do varejo, a dica de ouro é o planejamento: semanas ou até mesmo meses antes do Dia do Consumidor, varejistas e marketplaces já começaram a se movimentar para que tudo esteja organizado. Além de subir promoções e atualizar preços, a maior parte dos lojistas precisa lidar com a gestão do estoque, dos times e da logística.

Dia do Consumidor

Lojistas começam o preparo meses antes da data/Imagem: freepik

Na edição do ano passado, as vendas aumentaram 85% em relação a 2020, de acordo com um balanço produzido pela All iN e Social Miner, em parceria com a Lett, Etus,Yapay, Neotrust, Clearsale, Octadesk, Tray e Opinion Box.

Somente no dia 15 de março de 2021, o e-commerce registrou R$ 592 milhões em vendas. Além disso, houve aumento em 4% no ticket médio no período que corresponde à Semana do Consumidor, de R$ 429,60 em 2020 para R$ 447,50 em 2021. No dia 15, o ticket médio foi de R$ 468,40.

Ricardo Garrido, Diretor da Loja de Vendedores Parceiros da Amazon no Brasil, explicou em entrevista ao E-Commerce Brasil quais são os principais planejamentos para a data pelo ponto de vista do marketplace e do lojista de e-commerce.

Treinamento

Garrido explicou que a maior parte dos sellers que vendem hoje no marketplace são pequenas e médias empresas. No entanto, são esses os responsáveis por 55% do que é vendido globalmente pela Amazon.

Por esse motivo, o executivo disse que a principal preocupação da companhia é que os vendedores consigam acompanhar as demandas, sobretudo em datas de venda além do esperado.

No caso da Semana do Consumidor, foram realizados webinar e a empresa disponibilizou também conteúdos educacionais na Seller University, plataforma que promove treinamentos para os lojistas.

Outro dado interessante mencionado pelo executivo é que de acordo com levantamentos realizados pela Amazon em 2021, mais de 35% das empresas que vendem dentro do marketplace foram fundadas por mulheres.

A companhia investiu em uma loja focada no Dia da Mulher para produtos de empreendedoras que vendem na plataforma. Além disso, 15% das vendas realizadas nesta página de 4 a 31 de março serão destinadas ao Instituto da Mulher Empreendedora (IRME).

Categorias

Para a Semana do Consumidor de 2022, a Amazon está apostando alto nos itens da própria marca, como os dispositivos Echo e Kindle.

Mas, de forma geral, as categorias Computadores e Informática, bem como Livros e Cuidados Pessoais foram as principais citadas pelo executivo.

“A edição da Semana do Consumidor anterior foi um sucesso e esperamos surpreender ainda mais nossos clientes este ano. Isso significa oferecer as melhores ofertas em um portfólio de mais de 50 milhões de produtos em mais de 30 categorias, bons preços e opções de frete grátis para todo Brasil”, completa Garrido.

De acordo com a pesquisa da All iN e Social Miner, as categorias que mais registraram pedidos na Semana do Consumidr de 2021 foram Moda e Acessórios, com representatividade de 21%, Eletrônicos e Informática (18%), Beleza (14%), e Casa e Construção (12%). Com relação ao preço, destacaram-se Utilidades Domésticas, Bebês, e Cuidados Diários pela maior variação de valores.

Entrega

Garrido explica ainda que para possibilitar uma lojista mais rápida e eficiente no Dia do Consumidor, a Amazon investe desde 2020 em ferramentas e serviços que agilizem o processo de entrega. De lá para cá já foram mais de US$ 18 bilhões investidos nas unidades da empresa em todo o mundo.

Para os lojistas que realizam a entrega através do serviço de fulfillment da Amazon, a parte de armazenamento, empacotamento e envio do produto é realizada pelo marketplace. Estes produtos são automaticamente elegíveis para o frete grátis para os assinantes do Amazon Prime.

Este é o tipo de estratégia que impulsiona as vendas em datas como o Dia do Consumidor, pois cria a ideia de vantagem (o frete grátis e rápido) diante de um produto que está em promoção. Pelo lado do lojista, é a garantia de que não terá que enfrentar dificuldades no processo logístico.

Expectativas para o Dia do Consumidor

A companhia anunciou que ofereceria descontos de até 60% durante o período de promoções e que milhares de produtos seriam ofertados durante a Semana do Consumidor.

“São eventos como este que reforçam o nosso compromisso em entregar ao cliente a melhor experiência de compra possível, com foco no crescimento da seleção de produtos, na conveniência e em bons preços.”, afirma Marcelo Giugliano, Líder de Varejo na Amazon no Brasil.

Em outra pesquisa realizada pela All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box e a Bornlogic, 42% dos consumidores pretendem fazer alguma compra no Dia do Consumidor. Com a alta da inflação e pelo momento de incerteza econômica, muitos deles pretendem focar em produtos que realmente precisem, ou sejam de alguma forma essenciais.

Leia também: Dia do Consumidor: 72% dos clientes procuram produtos em lojas físicas antes de fazer uma compra online.