Material de All in, junto a parceiros, aponta os resultados obtidos no Dia do Cliente, comparando com o mês que antecede o evento.
Olhar para as taxas de visitas é uma prática bastante comum no varejo como forma de avaliar resultados, mas e depois? É preciso que o tráfego se desdobre nos números de cadastros e compras. Um bom exemplo de como é importante focar em estratégias em todas as etapas da jornada do consumidor pode ser observado no relatório de Dia do Cliente, realizado pela All in, em parceria com Delivery Direto, Lett, Neotrust, Octadesk e com apoio do Opinion Box e TrayCorp.
Nos gráficos apresentados no material, os picos de visitas, cadastros e vendas acontecem em todo o período que antecedente o evento e não só no dia 15 de setembro, o que indica que os varejistas se planejaram, oferecendo vantagens para que os clientes visitassem suas lojas e se cadastrassem em suas bases antes do evento, podendo assim manter os contatos aquecidos para as compras na data.
Esse crescimento no engajamento se reflete, por exemplo, na segunda do mês, quando também ocorre a chamada ‘semana do Brasil’ — período em que algumas lojas antecipam as ofertas e usam como oportunidade para aquecer a base até o Dia do Cliente, entendendo o comportamento do consumidor e obtendo mais sign ups para se preparar para o grande dia.
Além disso
O relatório revela também a taxa de recompra em relação a 2021 e o resultado é um percentual médio de 2,5%. Quando falamos em todas as etapas da jornada do consumidor, precisamos lembrar que o pós-venda está incluso e o atendimento faz toda a diferença na experiência do cliente, seja antes, durante ou depois.
É sempre válido enviar uma notificação — via SMS, e-mail ou outro canal — para saber se tudo ocorreu bem com a compra, facilitar os canais de troca e devolução e entender quais conteúdos ele está disposto a ler e engajar, para assim manter esse cliente informado sobre as novidades e envolvê-lo em temas do universo daquele produto que ele demonstrou interesse, muito além de ofertas e preços.
E qual o melhor canal?
Estar onde o cliente está é de fato muito importante e há informações sobre isso no relatório, a começar pelo dispositivo: o mobile foi o mais utilizado para fazer compras, quando comparado ao desktop, e se destacou especialmente junto ao público de categorias como Moda e Acessórios, Beleza e Eletrodomésticos.
Já para atendimento, vemos que o WhatsApp continua sendo o favorito do público, já que mais de 85% das pessoas recorrem ao canal, sendo esse mais um exemplo sobre como utilizar o mobile nessa jornada do consumidor e garantir a melhor experiência possível.
E já que entramos nesse tópico de experiência, que tal dar uma olhada em todo o relatório do Dia do Cliente para ter mais detalhes desses e outros resultados? Faça aqui o download para obter mais informações sobre o evento e utilize em suas estratégias para vender mais até o final do ano, afinal, tem muitos meses pela frente e Black Friday e Natal já batem a porta.