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Dia das Mães: eletrônicos, smartphones e itens de moda e beleza são os preferidos para presentear

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do varejo e representa uma boa parcela do faturamento de pequenas e médias empresas. Para a celebração do próximo domingo (14/05), a expectativa também é positiva, visto que a maioria dos consumidores deseja presentear.

Um levantamento do Pelando, rede social de compras que reúne promoções e cupons de descontos em e-commerces, mostra que 81% dos consumidores pretendem fazer compras apenas pela internet, o que não exclui a possibilidade de aproveitarem promoções de lojas físicas também. “O que tem atraído muitos consumidores é a possibilidade de analisar o produto in loco e fazer a compra online. Mas há também quem prefira comprar pela internet e retirar no estabelecimento comercial, devido aos prazos de entrega e frete”, explica Guilherme Vieira, fundador do Pelando.

Imagem: Unsplash

Dos 1670 respondentes de todas as regiões do Brasil, 47% dos consumidores estão dispostos a gastar entre R$ 500 e R$ 3.000. As categorias mais buscadas na plataforma são eletrônicos, smartphones, eletroportáteis, moda e beleza. As lojas preferidas para as compras online dos entrevistados são Amazon, Americanas, Magalu e Submarino.

Já o meio de pagamento escolhido por 74% dos usuários é o cartão de crédito, sendo que muitos já deixam os dados salvos no navegador para não correr o risco de perder uma grande oportunidade. No entanto, os descontos atrativos para pagamentos via Pix fazem com que alguns consumidores abram mão do cartão e comprem à vista.

Para bater o martelo na hora da compra, os clientes buscam:

– Melhores preços (52,2%)
– Comparador de preços (67%)
– Frete grátis (24,8%)
– Cupom de desconto (10%)
– Confiança na loja (4,3%)
– Prazo de entrega (2,6%)
– Facilidade de pagamento (2%)

Já a desistência da compra online pode ocorrer devido a:

– Loja desconhecida ou mal avaliada (37,8%)
– Valor do frete (35%)
– Prazo de entrega muito longo (4,1%)
– Poucas condições de pagamento (3,8%)
– Já ter tido uma experiência ruim com a loja (3%)
– Políticas de troca e devolução ruins (1%)