Logo E-Commerce Brasil

Dia das Mães e o impacto no tráfego online

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Segundo dados registrados pela Exceda, empresa de soluções de segurança e web performance, o volume de acessos aos sites de e-commerce atingiu um pico de 5140 visualizações por segundo na semana que antecedeu o Dia das Mães, mais que o dobro do volume de um dia convencional que registra, em média, cerca de 2400 visualizações por segundo. Adicionalmente, o pico de tráfego de dados registrado nos sites acompanhados pela Exceda foi de 76TB, número 20% maior do que a média em um dia convencional, de cerca de 63TB.

O Dia das Mães é uma das principais datas do varejo online no Brasil perdendo apenas para o Black Friday e Natal em termos de volume de negócios. Essas e outras datas comemorativas incidem diretamente no aumento das vendas nos ecommerces, mas obriga que as empresas do setor se preocupem em garantir a disponibilidade e rapidez dos sites. Pesquisas de mercado indicam que um segundo a mais no tempo navegação e carregamento da página impacta na redução de 11% de pageviews, 16% na satisfação dos clientes e 7% na conversão de vendas.</p>

Sendo assim, de acordo com Ricardo Couto, sócio da Exceda, traçar estratégias de performance, segurança e escalabilidade torna-se um diferencial competitivo para garantir sucesso nas vendas on-line. “Nossa experiência de atuação na América Latina permite identificar que o comércio eletrônico no Brasil, apesar de ser o mais desenvolvido da região, tem um desafio contínuo para garantir um bom desempenho para seus clientes. A infraestrutura dos sites deve estar preparada para suportar um cenário crescente de picos de acesso, com grande diversidade de uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, e para combater cyber ataques cada vez mais intensos e elaborados, afirma.